Os índios e o progresso da humanidade - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 23/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tema recorrente e que divide opiniões na sociedade brasileira é a questão sobre os direitos dos povos indígenas (Reestruture essa ideia). Atualmente discussões ocorrem no Congresso Nacional sobre possíveis mudanças na legislação, que permitiriam diferentes e novas utilizações para a suas terras, entre elas estaria o seu uso para a mineração e o uso na agricultura (Cuidado com a ambiguidade). Donos de uma cultura extraordinariamente diferente da sociedade capitalista atual, sua cultura e bens precisam ser valorizados, pois guardam tesouros que serão usados com certeza no futuro, para o desenvolvimento da humanidade. Os índios eram os donos do Brasil e foram expulsos de sua terras, e o seu modo de vida permitiu e permite que as ás áreas ao seu redor sejam preservadas. (As discussões precisam ser reelaboradas. Delimite os argumentos e apresente a tese)

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, (Sem vírgula) existiam milhões de indígenas aqui vivendo (Reestruture essa ideia), sendo eles os verdadeiros donos deste país-continente. Mas com o passar dos séculos, os índios foram sendo expulsos de seus territórios, utilizados como mão-de-obra (mão de obra), perdendo sua cultura através do contato com o "homem branco" e o pior, morrendo ou por novas doenças trazidas pelo europeu ou assassinados. Hoje o resultado disso tudo é o verdadeiro dono deste país vivendo em reservas, muitas vezes minúsculas, que não lhe oferecem a alimentação suficiente, sem assistência médica e social do governo (Vírgula) e mesmo nos dias atuais sofrendo violência de grupos armados que cobiçam suas terras. Apesar de certos avanços (Quais), muito ainda precisa evoluir, tanto em termos de legislação como em proteção do Estado, para coibir essas situações, (Sem vírgula) que vão exterminando a cultura e vida das tribos brasileiras. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)

Graças a sua cultura extrativista, originalmente utilizando a fauna e flora de forma sustentável, sem objetivar o lucro nem a ganância de explorá-la ao extremo, sem os devidos cuidados, o índio preservou uma imensa riqueza natural ao seu redor, que pode guardar a cura para uma infinidade de doenças, atuais ou que irão surgirão com o tempo. (Reformule) Ele ensina que se você protege a biodiversidade, você estará garantido o futuro, diferentemente da visão imediatista do lucro, que está levando o planeta a exaustão de seus recursos naturais e provocando uma poluição jamais vista na Terra. O indígena sempre viveu consumindo o que tinha na sua região, sem provocar qualquer mudança drástica no ecossistema local. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias apresentadas)

Fica claro o valor dos povos indígenas, seja primeiramente porque são os verdadeiros proprietários deste país. (Observe o uso equivocado da pontuação) donde (Cuidado com as marcas de oralidade) foram retirados de suas áreas e colocados a marginalização da sociedade ou empurrados para algum lugar mesmo a contragosto. Eles têm muito a ensinar, sua cultura e modo de vida saudável contrastam com o estilo atual, e fica evidente que este levará o mundo em que vivemos (Evite primeira pessoa) ao colapso se não for modificado a tempo, pois é insustentável, bem diferente daquele que não provoca alterações e serve de modelo de como utilizar os bens naturais de forma racional. Devemos (Evite primeira pessoa) garantir seus direitos (Vírgula) porque é o mais justo (Vírgula) e preservar sua cultura para servir de modelo para a humanidade. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Além disso, observe que o texto precisa estar mais desenvolvido de acordo como que propõe a estrutura. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200