Índios: nossa ingratidão - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 23/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pero Vaz de Caminha, com sua pena entrelaçado entre seus dedos e olhar fitado (Vírgula) descreveu em um primeiro contado (?) que os índios eram de feição agradável, em particular, as índias que tinham curvas sinuosas e andavam nuas com muita inocência, na aldeia, eles caçavam, plantavam e colhiam, e assim, viviam despreocupadamente (Não compreende a estrutura do texto. Reformule). Passados séculos, essa realidade mudou drasticamente e a medida em que o progresso foi se elevando, gradativamente a população indígena foi se dizimando da existência por vários fatores, entre tais a invasão de suas terras (Vírgula) que é fundamental para sua sobrevivência e (Vírgula) consequentemente, as doenças transmitidas pelo contato com o homem branco (Problemas na construção de sentido). É por conta disso que é indispensável que se faça as políticas públicas que valorizem os indígenas de um modo geral, respeitando-os como primeiros cidadãos brasileiros. (É preciso reestruturar e delimitar as discussões. Além disso, apresente a tese)

Não por menos, eles têm um papel importantíssimo no equilíbrio ecológico, e é por conta dessa importância que a empresa de mineração Vale, em Carajás – Parauapebas/Pa., dar dá todo o apoio social com diversificados profissionais à uma tribo, os Xicrim, entre os mais importantes estão o acompanhamento médico com várias especialidades e a alfabetização para que possam se socializar no mundo contemporâneo respeitando sua identidade. (Reestruture e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

É recorrente ouvirmos (Evite ideia de primeira pessoa), principalmente nos jornais e telejornais, os confrontos com ruralistas, esses que em nome da sua ambição por terras para virar pastos ou mesmo para plantar, invadem áreas demarcadas dos nativos ciente de um possível confronto (Vírgula) e que na maioria das vezes acontecem, saindo bem-sucedidos pelo arsenal de armas pesadas que usam nestes embates. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias)

Portanto, se faz necessário que a FUNAI (Fundação Nacional dos índios), (Sem vírgula) seja mais presente para defender os reais interesses dos índios fiscalizando com mais rigor, na medida do possível (Vírgula) suas áreas demarcadas e fazendo campanhas em salas de aulas e universidades (...) (?) com o objetivo de combater a discriminação e dar os devidos valores com sentimento de gratidão por ser a origem do povo brasileiro. (Reveja a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


Reelabore e articule mais as discussões de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200