Com a chegada dos portugueses no território brasileiro em 1500, a vida dos nativos que aqui estavam se modificou totalmente de forma cultural e espacial, pois grande parte dos que moravam no litoral foram expulsos para o interior (Reformule essa ideia). Esse empecilho se mantém até os dias atuais, visto que não há a devida inclusão dos índios na sociedade brasileira, acarretando um descaso com a sua cultura e a invasão de sua terras. (Reestruture as discussões apresentadas)
No período romântico indianista, ocorrido no século XIX, houve uma grande valorização dos primeiros habitantes do Brasil por literatos como Gonçalves Dias e José de Alencar, entretanto, atualmente este enaltecimento não ocorre de modo adequado. (Vírgula) já que vários direitos (Quais? Aborde essa discussão) não são prestados de forma correta a esses povos, corroborando a uma desvalorização a esses grupos. Logo,é extremamente necessário que regras sejam feitas para garantir as condições de vida deles. (Delimite e articule mais as ideias)
Além da carência de medidas institucionais, estas etnias também convivem com a intensa luta de preservação de seus espaços, pois com a crescente ampliação da criação de gado e extrativismo florestal na região norte, que contém um maior número de povoados indígenas no país, cada vez mais esses grupos se sentem ameaçados. Infelizmente, não existe muita interferência a favor dos ameríndios para a preservação de seus ambientes de vivência. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais articuladas)
Destarte, é imprescindível que medidas sejam feitas para combater esse empasse. Assim, o Governo Federal deve agir a favor das diversas tribos afetadas, por meio de leis que garantam lugares demarcados aos índios, além de implantar formas socioeducativas como a divulgação de livros, palestras e documentários que valorizem a importância dessa etnia no contexto social atual. Com isso, será possível amenizar essa problemática e fazer com que o indígena seja enaltecido como no momento indianista. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |