Primeiros Habitantes - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 22/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há 513 anos, (Sem vírgula) os exploradores portugueses chegaram à costa brasileira, cujos primeiros habitantes foram erroneamente chamados de índios pelos europeus, pois pensaram ter chegado à Índia (Reestruture essa ideia). De 1500 até os dias atuais a população indígena ainda sofre com a irrelevância de seus direitos como cidadãos brasileiros. Evidencia disso é o difícil acesso à saúde e educação de qualidade (Vírgula) e o não reconhecimento legal das suas terras, por parte de um sistema lento e conflituoso. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeiro lugar, o processo de demarcação das áreas indígenas é conflituoso e demorado. Grande parte das áreas ocupadas por estes povos é de posse de ricos agricultores e pecuaristas, cujas atividades são altamente rentáveis para o país, dificultando possíveis acordos. Além disso, a delimitação dessas áreas vai de confronto com a influente bancada ruralista defensora da agricultura e pecuária no congresso, em um local onde a presença política indígena é quase nula. Nesse sentido, é necessária maior representatividade e atuação destes indivíduos na política, mas para isso primeiramente é preciso que tenham boa formação educacional (Vírgula) bem como saúde de qualidade. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e delimite as discussões)

Outro fator existente é o difícil o acesso à saúde e educação de qualidade pelos índios. As comunidades são facilmente suscetíveis às doenças através do contato com pessoas de fora (Vírgula) e não tem o acesso a remédios ou a tratamentos médicos. Já os que têm permanência nas cidades e que buscam trabalho nos centros urbanos enfrentam dificuldades para conseguir emprego, por conta da baixa escolaridade, consequência da pouca ou nenhuma formação escolar que possuem, dificultando sua integração na sociedade. Logo, a garantia destes direitos básicos irá contribuir para a valorização e visibilidade da cultura indígena. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture e desenvolva mais os argumentos) 

Portanto, a conquista e o reconhecimento dos direitos indígenas são de suma importância, possibilitando maior representatividade na sociedade e na política. Por isso, a Polícia Federal deve fiscalizar monitorar as áreas indígenas (Vírgula) evitando conflitos e invasões de agricultores. Também, (Sem  vírgula) cabe ao MEC (Desenvolva a sigla) realizar cursos profissionalizantes e projetos de alfabetização voltados para a população indígena, melhorando sua inserção no mercado de trabalho e, por fim, programas de ajuda médica realizados pelo Ministério da Saúde, indo às comunidades indígenas para a realização de vacinas e outros tratamentos médicos. Para que assim, (Sem vírgula) os primeiros habitantes do Brasil existam por mais 513 anos, reconhecidos como cidadãos que devem ter seus direitos valorizados e garantidos. (Problemas na construção de sentido. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto precisam estar mais articuladas, de modo a evitar uma abordagem superficial. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200