Os indígenas na sociedade na brasileira - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 22/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a chegada dos portugueses no Brasil,no ano de 1500,os índios têm sofrido diversos impactos na sua cultura e terras,levando-os à várias perdas.A população indígena era de 10 milhões (Vírgula) e hoje segundo (Entre vírgulas) o IBGE ( instituto Brasileiro de geografia e estatística) em 2010 restam apenas 900 mil índios. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as ideias)


     Contudo,em 1973, foi criado uma Lei , (Sem vírgula) com propósito de preservar a cultura dessa comunidade. Hodiernamente (Evite termos clichês) , existem mais leis que amparam e defendem os indígenas,mas, (Sem vírgula) o Brasil, uma das maiores economias do mundo,com seus grandes projetos como; barragens, hidroelétricas,estradas e etc....;tem "ignorado" partes dessas leis , fazendo com que eles sofram privações, ataques, racismo, ameaças, discriminações e na maioria das vezes perdas de lares e da sua cultura. (Reestruture. Delimite e articule mais as ideias)


      Assim sendo,o preconceito,o descaso com às leis e essa descriminação, (Sem vírgula) precisam ser expostos e combatidos.O ministério da cultura e de educação  (?) podem trabalhar através das mídias,de programas educacionais, palestras nas escolas, documentários e entrevistas, mostrando os valores e a importância dessa população indígena que por milhares de anos estão aí  e ainda é desconhecida por muitos. (Cuidado com as marcas de oralidade. Reestruture as ideias apresentadas. Elabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto para delimitar as discussões que serão abordadas ao longo do desenvolvimento, de modo a evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200