Ninguem solta a mão dos índios - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 21/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Se nós fomos (Problemas na construção de sentido. Evite primeira pessoa) parar, para pensar, desde o descobrimento do Brasil os índios estão perdendo seu espaço, é mais uma história que está se destruindo por causa da ganância do povo. (Reelabore a ideia apresentada. Apresente a tese)

Segundo a Funai (É uma siga, portanto desenvolva-a), no Brasil vivem cerca de 800 mil índios, existem 225 povos indígenas, além das referências de 70 tribos que vivem em locais isolados, que ainda não foram contados e um dos maiores povos indígenas do Brasil, (Sem vírgula) são os guaranis. (Problemas na construção de sentido)

No primeiro dia após seu ato de posse o atual presidente Jair Messias Bolsonaro, (Sem vírgula) editou a MP 870, cuja medida desmontou a Funai, órgão responsável pela política indígena do Estado brasileiro, transferindo o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade), do Ministério da Justiça, para o recém criado Ministério da Mulher, Família Direitos Humanos, comandado pela Ministra Damares. Essa mesma medida entregou para a Secretaria de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), (Sem vírgula) sob comando da bancada ruralista as atribuições de demarcação de terras indígenas e licenciamento ambiental. Daí seguiu-se uma série de ataques e invasões a terras indígenas. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões)

Para proteger e ajudar a sobrevivência dos povos indígenas e suas tradições, (Sem vírgula) é necessário garantir a segurança deles, no sentido de proteger suas áreas demarcadas e realizar, o mais rápido possível, a demarcação daquelas que necessitam de tal para a manutenção segura de suas práticas. A expectativa é a de que, nos próximos anos, mais terras sejam demarcadas, o que depende não só do poder público, mas também da articulação dos movimentos sociais e, claro, das lideranças indígenas no sentido de lutarem pelo seu território. (Não compreende a estrutura do texto)

Para solucionar este problema, o povo precisa ir para rua, lutar pela sobrevivência de um povo que a maioria dos brasileiros é descendente, a demarcação de terras não afeta só os índios, afeta parte da história do Brasil, está na hora do povo lutar por algo útil ao invés de bater boca na internet! (Evite esse tipo de construção. Reelabore a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto para delimitar as ideias, o que garantirá a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200