Tempos de luta. - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 21/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tempos de luta. (Tem um espaço destinado ao título)

Atualmente o povo indígena (ou o que sobrou dele) passa por diversos desafios , desmonte da FUNAI, responsabilidade de demarcação dos limites territoriais indígenas para a "bancada ruralista"( grupo esse que claramente tem interesses duvidosos) dentre outras medidas que dificultam a resistência dos legítimos donos dessa terra chamada Brasil , em meio a essa balbúrdia , os diversos grupos indígenas precisam se unir para que o "homem branco" não venha após 5 séculos destruir a vida dos nativos. (Não compreende a estrutura. Delimite as ideias que serão exploradas. Apresente a tese)

Numa população de aproximadamente 200.000.000 de há somente 358.000 (Melhore a construção de sentido) são remanescentes de nossos (Evite ideia de primeira pessoa) nativos segundo a FUNAI (Desenvolva a sigla), ou seja, menos de 0,2 % de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) população, ainda assim nosso atual governo que utiliza no slogan Deus e família executa manobras políticas diabólicas para desestruturar ainda mais a existência dessas minorias. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Além de desmontar a Funai e dar poder a bancada ruralista no que tange a demarcação de terras, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro ainda autoriza a utilização de armas para proprietários rurais através de decreto, o que pode vir a justificar a violência contra o povo indígena que já o ocorre nos conflitos territoriais. (Reelabore as discussões. Articule mais os argumentos para evitar um desenvolvimento superficial)

É fato que se alguém é legitimamente dono de alguma terra em nosso país que seja o indígena (Melhore a construção de sentido), pois obviamente sua existência se remete exclusivamente ao território brasileiro, enquanto outras etnias estão aqui devido (Reestruture essa ideia) a movimentação de imigração, entretanto não é de surpreender que eles sejam desprezados por parte nossa sociedade atual que não reconhece o valor cultural dessa gente. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Apesar de tantos ataques , a minúscula sociedade indígena não se entrega fácil e promete fazer muita oposição ao governo atual, grupos políticos e parlamentares que defendem minorias travarão batalhas nos próximos anos, que certamente ficarão marcadas na história da resistência indígena. (Reformule as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)

Diante do exposto (Vírgula) pode-se concluir que os próximos anos serão difíceis para esse grupo, e muita luta os espera, mas se em 519 eles resistiram (Problemas na construção de sentido) não é em 4 que serão dizimados , portanto dias de luta virão, e nossa sociedade precisa respeitar apoiar e fazer vale valer os direitos dos índios, mesmo que enfrentando uma classe política opressora e reacionária. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Evite o uso de primeira pessoa no texto. Delimite e articule mais as discussões, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200