Povos indígenas e seus desafios - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 19/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos dias de hoje é evidente que vemos (Evite primeira pessoa) várias ações que desrespeitam os direitos aos dos povos indígenas como a demarcação de terras (Como assim?Reestruture essa ideia), o extrativismo ilegal e o desmatamento. Mesmo tendo seus direitos garantidos pela Constituição Federal. (Melhore a construção de sentido e reestruture as ideias. Apresente a tese)

Aqui no Brasil podemos (Reveja elementos coesivos. Evite primeira pessoa) dizer que os problemas em relação aos povos indígenas não surgiram apenas nas últimas décadas (Vírgula) mas vem se alastrando desde a chegada dos europeus, quando os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) chegaram ao território brasileiro no século XV (Reestruture para melhorar a progressão de sentido), tivemos o que podemos (Evite primeira pessoa) chamar de etnocídio (Vírgula) ou seja Vírgula) os índios foram submetidos a cultura portuguesa, os índios serviam como mão de obra para a extração do pau-brasil e para construir feitorias pelo litoral. (Abordagem superficial do tema)

Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla) em 2010 existiam 896,9 mil indígenas com presença em todos os estados do país, são 305 etnias, que falam 274 línguas, e atualmente existem 462 terras indígenas regularizadas que representam 12,2% do território nacional. Porém temos (Evite primeira pessoa) relatos de invasão a essas áreas muitas das vezes (Marca de oralidade) por fazendeiros e posseiros com o objetivo de retirar a madeira e até para a criação de gado. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule e articule mais as ideias)

Para começar temos (Evite primeira pessoa) um obstáculo a ser enfrentado aqui no país (Evite esse tipo de construção) que é a falta de valorização dos povos indígenas (Essa ideia precisa estar mais evidente ao longo do desenvolvimento do texto), poucos sabem de sua importância para a formação e consolidação do país, e a invasão das terras poderia ser impedida por uma fiscalização mais eficiente (Vírgula) utilizando tecnologias para localizar as áreas invadidas com mais precisão e realizar um monitoramento frequente nas áreas demarcadas.

Comentários do corretor


As ideias apresentadas precisam ser mais articuladas, de modo a evitar lacunas. Elabore um projeto de texto capaz de garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200