Aplicação Das Leis em Prol Dos Indígenas - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 19/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A FUNAI (Fundo Nacional do Índio) é uma instituição criada que tem sua atuação pautada em garantir os direitos dos índios desde 1967, nessa época a finalidade do órgão destinava-se a integrar a população indígena ao restante do meio social; já com a criação da constituição de 1988, passou-se a garantir o respeito e a proteção à cultura das populações originárias, tendo como égide a organização, costumes, as línguas, crenças e tradições. Apesar disso, de a magna carta prover e proteger os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) com leis excelentes, há enorme dificuldade de aplicação na prática desses preceitos básicos, isso por causa do preconceito, racismo que é histórico, estrutural e institucional, isso segundo Daiara Tukano, em entrevista fornecida à Agência Brasil. (Melhore a construção de sentido. Reelabore e apresente a tese)

E essa situação se agravou recentemente com as mudanças realizadas pelo governo Bolsonaro, em que o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) editou a MP ( Medida Provisória) 870, cuja medida desmontou a Funai, transferindo-a do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, família e Direitos Humanos em que tem-se a Ministra Damares como sua gestora. Com essas mudanças houve o enfraquecimento do órgão, tanto que, (Sem vírgula) daí  (Cuidado com as marcas de oralidade) ocorreram uma série de ataques e invasões articuladas contra as terras índias, perseguição e expressão do racismo, intolerância que foram relatadas pelo povo índio. (Reestruture as discussões apresentadas. Articule mais as ideias)

O maior meio de disputa existente desse conflito ocorre no Amazonas, lugar que possui a maior população indígena que, hoje, é calculada em 870 mil pessoas, isso segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a principal meio de disputa se dá pelas demarcações de terras, onde (Use pronomes relativos) muitas vezes proprietários rurais, (Sem vírgula) entram em conflito com os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), tanto por falta de fiscalização da União, especialmente, (Sem vírgula) das áreas que são consideradas como reserva ambiental, situação que possibilitaria maior proteção aos índios, bem como respeito às leis impostas.  (As ideias precisam ser mais delimitadas e mais articuladas)

Dessa forma, a fim de ao menos amenizar esse conflito, tal como fazer com que os preceitos básicos sejam respeitados, é necessário que políticas sejam aplicadas e criadas pelo legislador pátrio. Dentre elas pode-se enunciar a colocação em cada aldeia uma base assistencial que contactaria às autoridades federais sobre infringências ou degradação aos direitos indígenas. Outrossim, deve-se ter como medida também, (Sem vírgula) o fortalecimento da FUNAI com o incremento de verbas pelo Governo Federal, bem como colocá-lo como um Ministério próprio, visto que a proteção da Amazônia em si do povo índio não é benéfíca, (Sem vírgula) somente, (Sem vírgula) a população brasileira, mas também para o mundo. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas. Além disso, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200