Direito Indígena - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 19/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde 1500, ano de chegada dos portugueses ao Brasil, a população indígena vem sofrendo intervenções em seu território e em sua cultura, tendo as florestas onde viviam exploradas (Ambiguidade), seus rios poluídos pela procura por ouro, seus povos massacrados e aos poucos tiveram sua cultura substituída pela do homem branco. (Desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

Nos dias de hoje, (Sem vírgula) são pouquíssimas as tribos que conseguiram se manter longe do contato com os europeus e preservar sua cultura, dessas, muitas se mantem graças às reservas indígenas criadas nos últimos anos (Reveja essa ideia apresentada). Mesmo já havendo legislação própria para estas reservas, ainda há dificuldades em identificar as terras pertencentes aos nativos e, diversas vezes, as terras já estão ocupadas por latifundiários. (Abordagem superficial. Reestruture)

Em suma, há a necessidade de haver (Pleonamo) mais investimento por parte do governo para que as reservas sejam definidas mais rapidamente e haja a identificação dessas tribos que não sofreram contato forte com outras etnias para que estas culturas sejam preservadas. (Reformule a ideia. Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são superficiais e precisam ser mais articuladas. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200