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A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 18/05/2019

Status:

Corrigida
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Ao se discutir sobre a importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil é interessante destacar que a chegada da colônia portuguesa no Brasil é um acontecimento o qual ocorre depois da chegada dos índios, e que estudos recentes divergem sobre se sua origem vem (Melhore a construção de sentido) da Oceania ou da Ásia. Entretanto, mesmo sem saber de onde eles vieram ao certo, a história dos povos indígenas no Brasil tem ligação com a de tantos outros povos nativos das Américas. (Reformule e articule mais as discussões. Apresente a tese)

Inicialmente, percebe-se que os ameríndios que habitavam as Américas antes da chegada dos colonizadores viviam de forma simples, baseada em atividades como a caça, pesca e agricultura, porém com a invasão dos colonizadores essa população de indígenas diminuiu ao longo do tempo, por meio da tentativa de escravização, da destruição do meio ambiente e de suas tradições culturais, genocídio deliberado e também da disseminação de doenças em contato com o homem “branco”. (Apenas expõe, não articula as ideias)

Nota-se, (Sem vírgula) que diante desta diminuição na quantidade populacional indígena no continente, a desvalorização dos índios e de sua cultura no Brasil tem traços marcantes nas características de sua colonização pelos portugueses e do seu vasto território, já que acentuou o caráter violento e explorador e que foi o determinante para agravar esta situação dos nativos em terras brasileiras. (Reformule as discussões. Desenvolvimento superficial)

Contudo, a contribuição cultural da população indígena na formação do povo brasileiro vai da miscigenação, passando por hábitos e costumes, tais como sentar de cócoras, banhar-se todos os dias, cultivar plantas tropicais, como a mandioca e o milho (Vírgula) e que apesar dessas inúmeras contribuições para sociedade brasileira, os índios ainda têm que lutar para ter direito a serviços básicos de qualidade, a um pedaço de terra para que possa prover o seu desenvolvimento familiar e produtivo. Por outras palavras, o nativo tem que deixar de ser nativo e se tornar um cidadão (Como assim?)(Reformule as discussões. Delimite as ideias)

Portanto, é necessário salientar que a cultura indígena não é estática, e está em constante mudança como qualquer outra. (Não compreende a estrutura do texto)

Por isso é preciso respeitar forma de vida dos indígenas, preservar a sua cultura e a natureza (Vírgula) e para isso é fundamental que blocos econômicos, a sociedade e grupos ativistas do mundo inteiro se unam para pressionar o governo brasileiro por leis que buscam acabar com a impunidade contra os povos indígenas. Através de campanhas online, ferramentas, possíveis sanções e base de dados (Vírgula) a fim de chamar atenção e mostrar a realidade da situação. Logo, respeitar, garantir e evitar o retrocesso de direitos já adquiridos é essencial e progressivo a qualquer um. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento estão pouco articuladas com o tema. Elabore um projeto de texto para delimitar as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200