Os direitos dos povos indígenas, uma questão social e cultural - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A representatividade indígena no Brasil está circunstanciada ao desenvolvimento histórico e cultural do país. E, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO: “a valorização dos povos tradicionais equaciona noção ética na construção de nações humanitárias”. Logo, buscar extinguir as negativas enfrentadas por essa população – perda de território pelas grandes corporações capitalistas e ausência de Órgãos defensores mais rígidos e enérgicos no combate à violência – proporcionaria etnicidade base à harmonização entre culturas e respeito.

Nesse contexto, a problemática territorial é questão conflituosa entre indígenas e grandes empresas capitalistas, um exemplo é a mineradora Canadense Belo Sum  (Vírgula) cujo objetivo é extrair ouro da Volta Grande do Xingu (Vírgula) no Pará (Reestruture essa ideia). Dessa maneira, o avanço dessa corporação configura um descaso aos direitos indígenas porque o remanejamento problematiza a perda empírica da vivência nesse território e afeta sistematicamente seus hábitos, por colocá-los, às vezes, em moradias urbanizadas nas quais não são acostumados. Então, em analogia à biologia – mudando o nicho ecológico dessa população – ocasionará desequilíbrios, terminando por exterminá-los culturalmente. (Discussões pertinentes, no entanto precisam estar mais articuladas)

Por conseguinte, essa violência apenas desvaloriza a representatividade deles e desenvolve uma sociedade com órgãos defensores (fFUNAI) fracos, impotentes ou permissivos a favor das mineradoras, seja pela negativa do corporativismo (prevalecimento do interesse de um indivíduo ou grupo à favor dos interesses públicos) instalado no Brasil contemporâneo ou gestões sem qualidade e corrupção. Portanto, não falta conscientização, mas sensibilidade e respeito na construção de um país mais justo e democrático (Reveja essa ideia).

Com base nessas considerações, percebe-se uma questão sociocultural afetada pelos impasses de intenções econômicas de grandes capitais e falta de leis mais eficazes. Por isso, soluções são imprescindíveis para resolver o problema. Caberia ao poder judiciário em parceria junto (Redundância) à Fundação Nacional do Índio – FUNAI revisar as Leis até então existentes, tornando-as mais enérgicas e qualitativas. Para acontecer, seria necessário criar uma lei específica mediante as já em vigor, criminalizando ações que não respeitassem o território tradicional, incluindo multas severas e prisão de 5 a 10 anos de pena. Ressalvando tal resolução, um país comprometido existirá na construção ética de direitos iguais à todos. (Reestruture a proposta de intervenção)




 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto algumas precisam estar mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento com lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200