O valor de uma cultura - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

¨ O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso. ¨ Darcy Ribeiro (Reveja essa construção). É inegável a dívida histórica que temos (Evite ideia de primeira pessoa) com a população indígena, milhares mortos ou vendidos como escravos por colonizadores e bandeirantes. Erroneamente não se percebeu o quão rica era essa cultura com o meio. (Reelabore as discussões e apresente a tese)

Não se sabe ao certo quantos índios haviam antes da chegada dos portugueses em 1500. Os historiadores então entraram em consenso de que haviam cerca de 5 milhões de indígenas. Devido a todo um processo histórico, atualmente estimasse estima-se que sobraram, dessa população, 460 mil segundo o órgão Funai (Desenvolva a sigla)(Reformule e articule mais as discussões)

A cultura indígena, quanto a natureza, se baseia a não alteração das condições de reprodução do meio (Problemas na construção de sentido. Reformule). Não que eles sejam contra a intervenção humana, porém sabem da dependência que temos (Evite primeira pessoa) dela, com isso manejam de forma sustentável a terra. Se jogarmos (Evite primeira pessoa) para o contexto da industrialização, por muitas vezes esses povos são vistos como inimigos. (Reestruture as discussões)

A população indígena favorece a preservação do meio (?). Precisamos nos unir para obtermos (Evite primeira pessoa) uma modernização sustentável, respeitando e preservando os que aqui vivem, com isso devemos revisar como garantir que os direitos indígenas sejam de fato acatados. Disseminando atreveis através das formas de propagação das informações, como rádio, programas televisivos (Vírgula) e primordialmente a internet, erradicando as ideias que nos separam. ¨ A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação ¨ Oscar Wilde.






 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200