- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto atual, do Brasil, é evidente a importância de garantir e valorizar os direitos dos povos indígenas. Visto que, (Sem vírgula) estes têm diminuído devido a invasões em suas terras. Ademais, ainda sofrem preconceitos por parte de uma porcentagem significativa da população brasileira. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Em primeiro plano, cabe ressaltar que, (Sem vírgula) o Estado apresenta uma grande deficiência no quesito monitoramento de áreas indígenas, já que um grande número de aldeias e reservas é invadido por madeireiros e industriais. Com isso, inúmeros índios são mortos para que aqueles consigam o que querem. (Abordagem superficial. Apresente e articule lados que comprovem o seu ponto de vista)

Somado a isso, vários brasileiros, infelizmente, têm um pensamento pobre e ingênuo em relação aos povos indígenas. Enquanto alguns dizem que eles têm muitos direitos (Vírgula) outros falam que não deveriam ter direito algum, já que vivem isolados do restante da população brasileira. (Reelabore e desenvolva mais as discussões)

Em virtude das situações mencionadas torna-se evidente que devemos (Evite ideia de primeira pessoa) começar a respeitar e a garantir os direitos dos povos indígenas, para que estes não venham a desaparecer por completo. Para que se chegue a isso a Fundação Nacional do Índio (Funai) deveria investir em monitoramento, (Sem vírgula) para que episódios de invasão em terras indígenas não venham mais a acontecer. Ademais, instituições formadoras de opinião, como escolas, poderiam promover palestras que venham a conscientizar os estudantes a respeito dos direitos dos povos indígenas. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto foram articuladas de modo superficial. Reestruture as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200