- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 15/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a chegada dos imigrantes europeus nas terras até então desconhecidas, o encontro com os indígenas que aqui residiam (Reestruture) foi de intenso confronto. Os portugueses escravizaram e massacraram diversas etnias indígenas e impuseram sua cultura e religião ao povo denominado “não civilizado”. De acordo com o filosofo Friedrich Hegel, o Estado deve proteger os seus “filhos” (Em caso de citação, use aspas). Entretanto, ainda hoje, depois de séculos desde a colonização do Brasil, o país discute os direitos e demarcações territoriais desse povo.

Atualmente, existem cerca de 305 etnias com 180 línguas distintas, a maioria delas filiada ao Tupi e ao Jê, protegidas pelo órgão indigenista oficial do Estado brasileiro (FUNAI) que protege e promove os direitos indígenas (Reelabore essa consrução). No entanto, com a posse do novo presidente Jair Messias Bolsonaro que desmontou a FUNAI e entregou para a Secretaria de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), sob comando da bancada ruralista as atribuições de demarcação de terras indígenas e licenciamento ambiental. (Problemas para relacionar as ideias. Reelaore as discussões desse parágrafo)

Diante disso, houve ataques e invasões contra as terras indígenas, além da perseguição, expressões de racismo e intolerância. Diante disso, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas criaram a campanha #PovosDaFloresta (Use aspas) com intuito de pedir o apoio da sociedade na luta pela proteção do patrimônio ambiental brasileiro e em defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais. (Abordagem superficial do tema)

Portanto, para que a sociedade entenda e apoie a luta da população indígena, (Sem vírgula) é preciso que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com as instituições de ensino, promova palestras comunitárias sobre a luta histórica do índio, a fim de conscientizar a população da importância da preservação de áreas indígenas, como também de sua cultura. Em adição, o Governo Federal dar suporte nas áreas de saúde, segurança, educação, e integração dos povos indígenas na sociedade brasileira (Reestruture a ideia). Dessa forma, o Estado poderá, finalmente, proteger seus filhos, assim como propôs Hegel, criando assim um país com igualdade e justiça para todos. (Articule mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200