A Força da Lei - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 14/05/2019

Status:

Corrigida
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O Brasil não foi descoberto no dia 22 de abril de 1500. Na verdade, ele foi invadido, porque quando as caravelas portuguesas, (Sem vírgula) Nina, Pita e Santa Maria aportaram em Porto Seguro (Vírgula) na Bahia, os invasores portugueses não encontraram uma terra vazia, eles encontraram uma civilização indígena, que logo, (Sem vírgula) trataram de chamar de selvagens. Sem respeito, sem diálogo e sem cerimônia tentaram sem sucesso escravizar os legítimos donos da Terra. E se apossar do Brasil para sempre. (Reformule as discussões apresentadas e elabore a tese)

Em dezembro de 2016, o governo federal entregou ao Ministério da Justiça a Proposta de Regulamentação da Demarcação de Terras Indígenas que, se aprovada, altera radicalmente o processo de reconhecimento das terras tradicionais, além de paralisar por volta de 280 processos de demarcação que já estão em andamento. (Apenas apresenta fatos, não articula)

A maior discussão gira em torno do decreto que muda o processo de desocupação de áreas onde haja presença de não índios. Pelas regras atuais, o governo propõe indenizações financeiras a donos de propriedades rurais, quando estes estão dentro de áreas que são reconhecidamente terras indígenas. O que o novo decreto prevê é que, agora, os índios sejam indenizados e não voltem mais para as terras. (Desenvolvimento limitado. Articule as ideias apresentadas)

O governo não levou em consideração ou dialogou com a FUNAI (Desenvolva a sigla) e os povos indígenas afetados para o desenvolvimento da proposta. Por isso, organizações da sociedade civil divulgaram uma nota de repúdio, pois acredita que o texto contraria a legislação vigente, a jurisprudência e impossibilita a resolução dos conflitos atuais. Se o governo pode fazer tudo o que quiser, passando por cima da minoria como um rolo compressor (Reelabore essa ideia). Então, pra para que a lei (Reestruture)? A força da lei deve ser maior, (Sem vírgula) que a lei da força. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

De forma inédita, os indígenas passaram a ser protegidos por lei específica em 1973, por meio da Lei nº 6.001, que regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional. No direito a lei não retroage, E e quem é o governo para mudar as regras do direito? (Evite esse tipo de construção) A sociedade deve se solidarizar com os brasileiros indígenas para que esse absurdo não prospere. O Brasil precisa dessa população tão significativa para salvar nossas (Evite ideia de primeira pessoa) florestas e rios. Os índios precisam de proteção e paz. Tem que respeitar sua cultura e seu modo simples de viver. Como falou o mestre Paulo Freire ( Patrono da educação brasileira) Não há saber mais ou saber menos. O que há é saberes diferentes. (Em caso de citação, use aspas. Além disso, apresente a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões estão abordadas de modo superficial. Reelabore e articule as ideias apresentadas.Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200