Nossos irmãos. - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 10/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não é de hoje que povos índigenas sofrem total descaso em abrangentes âmbitos. A falta de respeito e atendimento minímo para tais se faz cada vez mais preocupante, visando que se trata tanto de uma conservação histórica, quanto social. (Articule mais as ideias do parágrafo de introdução)

A exploração de suas terras continua sendo o maior causador da dimuição das tribos, pois apenas 13% da população brasileira são indígenas, na sua maioria residentes na Amazônia. Invasões em suas propriedades, tristemente, são corriqueiras, ocasionando assim a mudança desses povos para a cidade grande, afim a fim de uma vida mais digna acerca de seus direitos. (Reestruture as ideias. Articule para evitar um desenvolvimento superficial)

Outrossim, escolaridade e saúde também são áreas negligenciadas, aonde, as quais muitas vezes, (Sem vírgula) o preconceito ou a falta de infraestrutura para se levar tais atendimentos se faz quase que por completo. Afirmando a falta de consideração com essas pessoas, (Sem vírgula)que, de certa forma, habitam esse solo mais tempo do que os famigerados "homens brancos". (Reformule as discussões apresentadas)

Com isso, se faz de extrema importância a intervenção da ONU (Desenvolva a sigla)(Sem vírgula) para maiores áreas de preservação desses povos e suas moradias tanto na natureza, como também na civilização. Ajuda governamental se faz útil tanto quanto, promovendo maiores campanhas sobre a interação indígena na sociedade, sobretudo, campanhas em escolas sobre a cultura e respeito necessário com eles (Melhore a construção de sentido). Afinal, Pitágoras uma vez citou (Dois pontos) "educai as crianças para não ter que punir os adultos.". (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas para melhorar o desenvolvimento de ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200