O termo indígena concerne ao indivíduo que habitava no país anteriormente a um processo colonizador, o qual, quando associado ao Brasil, representa um episódio de exploração, além de desrespeito a sua cultura (Melhore a construção de sentido). Diante disso, é preciso entender a importância de valorizar e garantir os direitos dos povos nativos. Nesse sentido, convém ressaltarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as causas e consequências dessa problemática. (Reestruture as discussões e elabore a tese)
É fundamental, (Sem vírgula) pontuar que os índios ainda sofrem discriminação, pois há quem julgue suas pluralidades de culturas como inferior e a invisibilidade social é o âmago da questão (Reelabore essa ideia). De acordo com o portal de notícias do G1, o principal problema é demarcação das terras onde em que ocorre conflitos com a bancada ruralista que tetam suprimir os direitos garantido na Constituição Federal. Em virtude dos fatos mencionados, é lamentável o descaso a esse fenômeno, ao considerar que os indígenas fazem a preservação do meio ambiente e os empresários do agronegócio visam somente a exploração e o lucro. (Reestruture e delimite as ideias exploradas)
Em consequência disso, (Sem vírgula) há uma vulnerabilidade social e uma perca perda ambiental e humana, pois, resultam-se pequenos genocídios geográficos e culturais. Consoante o sócio-fundados do Instituto Socioambiental (ISA), Marcos Santili, historicamente já deu pra aprender que os indígenas não irão desaparecer e já lutam há mais de 500 anos contra as maldades feitas. Sendo assim, é necessário analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as possíveis soluções para mitigar esse desafio. (Reestruture as discussões apresentadas)
Portando, o Governo Federal deve ter rigor as leis de preservação as terras indígenas, por meio de investimentos na FUNAI e outros órgãos que visam a proteção desses povos; (Vírgula) além de promover palestras educacionais para difundir a importância e a luta de sobrevivência dos nativos. Espera-se, com isso, uma integração social com respeito e a diminuição de uma dívida histórica. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Delimite as ideias que serão articuladas, pois isso ajudará na construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |