A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 10/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando se fala em valorizar algo, é, (Sem vírgulas)  estimar sem causar nenhum prejuízo. Assim os povos indígenas possuem grande valor para o Brasil com sua cultura. (Desenvolva mais as discussões. Apresente a tese)

O Brasil é um país, (Sem vírgula) que respira a diversidade entre seus povos. Entretanto, existem muitas diferenças e preconceitos a serem vencidos. (Explore mais as discussões. Abordagem superficial)

No entanto, os povos indígenas estão entre as vítimas de preconceitos e genocídios. Dados recentes (Quais? Apresente no texto) mostram que a luta dos índios pela demarcação de terras não cessaram e a cada ano cresce o número de mortes provocadas por disputas de terras. (Desenvolvimento superficial. Reelabore)

Com base nesse episódio tão desumano, vale salientar que, (Sem vírgula) na Constituição Federal (Vírgula) no seu artigo 215 diz que, (Dois pontos) "os povos indígenas têm direito a continuarem em terras que habitavam antes da União existir, desfrutando de tudo que ali existe.". (Reformule as discussões. Abordagem superficial)

Contudo esse direito, aos poucos (Vírgula) está sendo revogado, assim mostra o cenário atual, onde representantes da FUNAI (Desenvolva a sigla), lutam incansavelmente para garantir a habitação e sobrevivência mais humana destes. (Abordagem superficial)

Apesar de todo esse embaraço, as autoridades devem se ater para o que a constituição diz e, (Sem vírgula) incentivar nas escolas sobre a importância desta cultura tão rica para o povo brasileiro e, (A vírgula antecede o "e") fiscalizar de perto os demarcadores contrários a essa ação. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais desenvolvidas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200