Manifesto Indigenista - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 08/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Mário de Andrade, em sua obra “Macunaíma”, evidencia a importância dos indígenas na formação da identidade étnica e cultural brasileira. Não obstante, nota-se que, desde a colonização até os dias atuais, os nativos são vítimas de preconceito e segregação. Nesse contexto, faz-se necessário analisar como a negligência governamental e os fatores histórico-culturais influenciam a questão. (Bom parágrafo de introdução)

A princípio, nota-se que o Estado é falho no que tange à garantia dos direitos constitucionais das populações indígenas, que deveriam ter seus territórios garantidos e suas culturas respeitadas (Explore mais essa discussão). Além disso, consoante a Nick Couldry, os nativos brasileiros passam por uma “crise de voz”, uma vez que, embora tenham o direito de se expressarem e lutarem pelos seus direitos, nem sempre eles são de fato ouvidos, fato que está diretamente ligado à ausência de indígenas na política brasileira. Atrelado a isso, com o avanço do agronegócio e o fortalecimento da bancada ruralista, esses povos vêm sendo submetidos a um espólio territorial pelos fazendeiros, (Sem vírgula) que buscam expandir suas terras. (Reestruture e delimite as discussões que serão exploradas, de modo aevitar excesso de informação)

Outrossim, conforme o sociólogo Max Weber, algumas ações do indivíduo são explicadas pelos hábitos e costumes existentes na sociedade. Nesse sentido, nota-se que a desvalorização e o preconceito pelos quais os indígenas são vítimas decorrem da estereotipação sofrida por estes no âmbito social brasileiro. Sob esse viés, no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”, é comum ver crianças indo à escola fantasiadas de índio, o que fortalece a imagem desses povos como seres folclóricos. 

Destarte, urge que as ONG’s ONGs (Desenvolva a sigla) – Organizações que suprem a ausência estatal em diversos setores –, em parceria com o a sociedade civil organizada, pressionem o Estado para criação e aprovação da lei de cotas para índios no Legislativo, mediante protestos e petições online, como intuito de garantir uma maior representatividade indígena no âmbito político. Ademais, é papel do Ministério da Educação (MEC) orientar as escolas para que, no tradicional “Dia do Índio”, haja eventos nessas instituições que visem homenagear e dar maior visibilidade às dificuldades sofridas pelos nativos. 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200