QUEBRANDO A DESVALORIZAÇÃO DOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS NO Brasil - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 08/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O diretor Dennis Gansel, no filme "Die Welle”, apresenta alunos que, (Sem vírgula) são facilmente alienados pelo professor de autocracia, Wenger. Devido ao não desenvolvimento da sua criticidade. (Melhore a construção de sentido) Dessa forma, é possível relacionar essa ideia com a falta de demarcação das terras e indígenas e a preservação de seus direitos, visto que essa problemática tem gerado entraves em uma parte da população brasileira. Nesse prisma, é importante analisar essa questão. (Reestruture e relacione as discussões mencionadas)

Inicialmente, compreende-se que o poder público se mostra omisso ao permitir a desvalorização da cultura indígena e falta de demarcação das terras nativas (Essa ideia precisa ser mais explorada no texto). Isso porque existe um “déficit” no processo de aplicação de leis vigentes, uma vez que o direito à terra da cultura ameríndia tem sido violado, o que prejudica a preservação dos povos indígenas. Logo, constata-se que o Estado não tem assegurado o bem-estar da coletividade, o que (Vírgula) sob a ótica do filosofo John Locke, pode ser considerado como uma cisão do contrato social.

Além disso, enfatiza-se que há ausência de empenho coletivo para se alcançar, realmente, uma sociedade que respeite e valorize a demarcação do território dos povos indígenas. Como prova disso, verifica-se inércia da população em não lutar por fiscalização que inspecione as atividades do agronegócio para que não se estenda nas áreas desse grupo étnico (Abordagem superficial). Tomando como base os estudos do sociólogo Zygmunt Baumman para explicar essa situação, percebe-se que as pessoas passaram a aceitar quadros negativos devido ao pessimismo que se abateu sobre elas após a Segunda Guerra Mundial.

Convém, portanto, ressaltar que a falta de demarcação das terras indígenas deve ser combatida. Portanto, é necessário exigir do Estado, por intermédio de debates públicos, a efetivação das leis em vigor, (Sem vírgula) que priorizem formas de inibir condutas não éticas, com o objetivo de garantir o direito à terra dos índios, como também a preservação de suas tradições. Ademais, é fundamental sensibilizar a população, via campanha midiáticas produzias por organizações não governamentais, sobre a importância da preservação do território dos povos nativos, potencializando, assim (Vírgula) o engajamento coletivo em prol da fiscalização da terra desse grupo étnico. Desse modo, o não desenvolvimento de criticidade dos alunos pode ficar restrita ao filme "Die welle" de Dennis. (Delimite a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200