- Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 07/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Se as terras brasileiras têm um “dono”, estes são os índios que aqui viviam antes das invasões europeias. Quão importante é valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país? (Desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto. Apresente a tese)

Os índios brasileiros, que eram milhões antes da chegada dos portugueses, hoje são apenas cerca de 800 mil segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Tribos indígenas foram dizimadas e tiveram suas terras expropriadas. Por muito tempo o homem branco viu sua cultura como superior à dos nativos ( e ainda hoje muita gente tem essa mentalidade retrógrada) (Melhore a construção de sentido). Os índios, ainda hoje, têm seus direitos humanos desrespeitados e suas terras (Quais direitos?) invadidas ilegalmente por exploradores. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias apresentadas)

Há quem argumente que a demarcação de terras indígenas (cerca de 12% do território nacional) é injusta comparada a pequena parcela da população de índios ( 0,5%). Estas pessoas se esquecem de toda a injustiça sofrida historicamente pelos nativos. Valorizar e garantir seus direitos é o mínimo que devemos (Evite primeira pessoa) fazer, pois na verdades os danos sofridos pelos índios são irreparáveis. (Discussão limitada. Reelabore)

Valorizar os direitos do povo indígena (Plural) no Brasil é o mínimo que se espera de quem possui o mínimo de humanidade (Reformule essa ideia). As leis referentes aos nativos devem ser respeitadas. As escolas e população em geral devem sempre trazer este assunto à tona para que o índio não seja “posto de lado” e os cidadãos sempre cobrem o cumprimento das leis as governantes. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões estão limitadas, portanto é preciso delimitar e articular mais as ideias apresentadas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200