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A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 07/05/2019

Status:

Corrigida
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Consoante a Declaração Universal dos Direitos Humanos- ratificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948- todos os indivíduos devem gozar dos mesmos direitos e liberdades independente de sua raça, cor, religião, entre outros. Todavia, ao analisar a questão indígena no Brasil, vê-se que esse direito encontra-se apenas no papel e não desejavelmente na prática, já que não é dada a devida importância da valorização e da garantia de direitos da minoria indígena, seja pela questão constitucional (Vírgula) seja questão educacional. Nesse sentido, convém analisar os subterfúgios que impedem a problemática de ser resolvida. (Bom parágrafo de introdução)

Em primeira análise, é notório que a questão constitucional e sua aplicação estão entre as causas do impasse. Conforme o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser efetuada através da justiça, com o fito de alcançar o equilíbrio na sociedade. Contudo, quando se observa o desdenho à garantia e reconhecimento dos direitos dos indígenas, percebe que a questão vai de encontro ao pensamento aristotélico, posto que mesmo com leis que dão garantias a esse grupo, sua aplicação irrisória impede que os indígenas consigam exercer de fato sua cidadania plena (Apresente exemplos da problemática), o que configura em um desrespeito colossal a essa minoria, algo que urge ser transposto do tecido social brasileiro.

Outrossim, cabe salientar que a questão educacional impulsiona o problema. Segundo Nelson Mandela, a educação é a maior arma para mudar o mundo. Entretanto, ao observar a conjuntura brasileira, vê-se que a educação não está sendo usada como ferramenta para alterar a questão da valorização e garantia de direito dos índios, dado que ainda há dificuldades para fomentar o ensino das questões indígenas nas escolas, o que impossibilita um entendimento e debate amplo acerca da importância e proteção dos direitos desse grupo. Sendo assim, uma mudança nesse panorama é imprescindível para suplantar impasse.

É indubitável, portanto, que ainda há entraves que dificultam a resolução do problema, sendo necessário medidas para solucioná-los. Nessa perspectiva, é mister que o Ministério da Educação e Cultura amplie, nas escolas, projetos acerca da questão indígena através de palestras, debates e oficinas (Vírgula) a fim de que se que (Cuidado com o queísmo no texto. Reveja pronomes relativos. Melhore a construção de sentido) formem cidadãos que valorizem os nativos de seu país, compreendendo a importância da garantia dos direitos desses povos, e que, assim, possam exigir que os direitos dessa minoria sejam assegurados e aplicados para que esses povos possam exercer sua cidadania plena. Somente assim, a estrutura social brasileira se desprenderá do impasse, saindo da caverna proposta na alegoria (Ideia não discutida no texto) de Platão.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam estar no limite de 30 linhas, além de desenvolver mais as ideias que são apresentadas. Não deixe de exercitar  a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200