DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 06/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os índios são (foram) os primeiros povos a existir no Brasil. Com a descoberta do país e a chegada dos colonizadores eles foram espojados (?) das terras que ocupavam. E 1967 foi criado a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) como espaço para promover e proteger seus direitos. Entretanto até os dias de hoje eles lutam para fazer respeitar seus direitos (Melhore a construção de sentido). Assim sendo (Virgula) é preciso refletir sobre a importância de valorizar e garantir os direitos dos povos aborígenes (?)(Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)

Em primeiro lugar, é importante destacar o valor da diversidade cultural deixada pelos povos indígenas.O legado indígena foi marcante na formação da identidade brasileira. Portanto, devem-se implementar acoes ações de apoio e valorização desses cidadãos. (Não compreende a estrutura do texto)

Por outro lado fazem-se faz-se necessário o respeito à sua organização social, crenças e tradições. Da mesma forma proteger e garantir os direitos constitucionais que garantem a posse dos índios sobre as terras. Para o índio, a terra onde ele mora é mais do que simplesmente um meio de subsistência ou recurso natural. Ela, de fato, representa um recurso sociocultural, sendo necessária para o suporte da sua cultura e modo de vida. (Reestruture as discussões. Delimite as ideias)

A valorização dos povos originais é imprescindível na construção duma de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Nesse sentido, o governo em parceria com a FUNAI deve promover campanhas educativas e de conscientização a fim de visibilizar esse grupo. Por fim, o reconhecimento e a demarcação de terras e territórios indígenas devem ser feitos como uma ação de reparação e reconhecimento do estado com essa população. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas, a fim de garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200