No Brasil há três tipos de indígenas: isolados, integrados e intermitentes. A hierarquia absorvida da cultura branca podem valorizá-los e garantir sua existência. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Os indígenas intermitentes têm grande capacidade de aprendizado da cultura civil brasileira como uma membrana estes (Problemas na construção de sentido) têm um papel importante na manutenção e agrupamento do povo nas áreas já estipuladas pela FUNAI (Desenvolva a sigla), também ajudando este órgão a fiscalizar a área demarcada. (Abordagem superficial. Reformule)
Enquanto os integrados têm contato limitado com a civilização (Vírgula) possui seu dialeto e também português como recheio de uma membrana ajudando na manutenção e promoção da tribo. (Problemas para desenvolver as discussões. Reestruture as ideias apresentadas)
Nos isolados quase não possui contato com a civilização este é o guardião dos rituais, tradição e cultura dos indígenas (Problemas na construção de sentido). O pouco contato dos isolados garante qua (?) não seja destruída a cultura deste povo. (Não compreende a estrutura do texto)
Com essa estrutura formada e bem definida os povos indígenas irão garantir a manutenção, valorização e os direitos necessários para sua tribo. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Desenvolvimento limitado. Reestruture e explore mais as discussões, delimite para que estejam relacionadas com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 140 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |