Indianismo contemporâneo - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 05/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao descrever a personagem Iracema no livro de mesmo título, sob um olhar nacionalista, José de Alencar caracteriza a principal expressão literária da época, denominada de Indianismo. Tal movimento, com aspectos ufanistas, torna o índio a figura central do país recém-independente, a fim de se criar uma identidade cultural ao Brasil. Entretanto, apesar da miscigenação existente sobre os povos formadores da sociedade nacional, a noção de uma supremacia branca e estrangeira ainda inferioriza a identidade indígena mesmo após a conquista de direitos e demarcações as quais corroboram a sua importância. (Excelente parágrafo de introdução)

Nesse sentido, por meio da perífrase ‘’a virgem dos lábios de mel’’ o autor atenua a inocência atribuída a figura indígena, exemplificado pela exploração do colonizador sobre esse grupo. Convém ressaltar que a invasão dos europeus representou o início da desagregação de muitas tribos, e consequentemente deu origem a conflitos referentes a demarcação de territórios indígenas, que por sinal permanecem até os tempos mais recentes, dada a morosidade da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a respeito da homologação de inúmeras áreas destinadas aos povos nativos, em contraponto à resistência de grandes empresários e agricultores. Dessa forma, tais disputas indicam não só o reflexo da aculturação sofrido pelos índios, mas também a constante luta enfrentada por esses para manterem a sua cultura na sociedade contemporânea. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Paralelo a isso, apesar dos avanços legislativos como o Estatuto do Idoso e a lei 11645, a qual inclui a História e cultura afrodescendente e indígena na grade curricular das escolas (Como essas ideias estão relacionadas?), a visão conferida aos índios permanece socialmente estigmatizada. Assim, a concepção generalizada de um indígena fadado à praticas primitivas de vida e isolado em tribos fortificam estereótipos e dificultam a sua integração ao meio coletivo. Outrossim, a escassa ação de políticas públicas, sobretudo voltadas à saúde, reflete na preservação de grupos indígenas isolados, uma vez que há maior vulnerabilidade em relação as doenças oriundas de madeireiros ilegais nas matas.

Infere-se, portanto, a atuação do Estado na valorização do índio com o intuito de integrá-lo a comunhão nacional. Para isso o Poder Executivo e a FUNAI têm de agilizar os estudos e demarcações referentes às terras indígenas, bem como intensificar a fiscalização policial de reservas a fim de manter à defesa de certas tribos. Ademais, o Ministério da Saúde deve fortalecer os conselhos de saúde especializados aos índios por intermédio da capacitação de profissionais. Por fim, o Ministério da Educação (MEC) deve efetivar a lei 11645 nas escolas em parceria a campanhas midiáticas que desmistificam os estigmas ligados aos povos nativos.
 

Comentários do corretor


Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões do texto. Além disso, observe que é preciso delimitar e articular mais as informações apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200