A situação indígena - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 05/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante direitos básicos aos indivíduo a todo e qualquer eixo social. Contudo, é perceptível que a situação dos povos indígenas no Brasil se difere na prática, tendo em suma que os direitos não lhes são concebidos (Quais? Abordagem ampla). Nesse sentido, não há dúvidas de que a questão indígena merece visiabilidade não só pela postura negligente social, mas também pela não valorização cultural.

Os indígenas, antes mesmo da chegada dos portugueses em 1500, já ocupavam as terras que posteriormente lhes são tomadas e nomeadas de "Brasil", sendo que a população nativa variava entre três e cinco milhões de habitantes (Reformule essa construção). O choque de culturas foi evidente logo ao primeiro contato e o indígena passou a ser visto como inferior, sendo imposta a cultura européia, além das mortes em combate pela ocupação de terras ou por doenças trazidas pelos portugueses. Com o passar dos séculos, este povo ainda é reprimido, mesmo com a dívida histórica evidente. Houve um declínio significativo no número de indígenas morando em florestas no Brasil por conta do avanço das cidades sobre as matas, desmatamento e escassez de alimentos (De onde vem essa informação?), levando-os a migrarem para áreas urbanas em busca de melhores condições de vida. (Muitas informações, mas pouca articulação das ideias. Reestruture)

Atualmente há leis, decretadas na Constituição Ferederal de 1988, que garantem áreas reservadas para o povo indígena, trazendo a preservação cultural e o mantimento das atividades realizadas por eles, entretanto, mesmo com a crescente conscientização social, ainda está presente o pensamento de que o indígena (os povos indígenas) devem se adequar à sociedade urbana e viver conforme a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade), indiferente aos direitos que lhes deveriam ser concebidos.

Interfere-se (Reveja a ideia) que há ainda entraves para a questão indígena na sociedade brasileira atual, sendo necessárias políticas que visem garantir direitos e visiabilidade à questão. O governo deve capacitar as leis já existentes, fazendo com que elas sejam de fato eficazes para que ocorra melhores condições de vida à população indígena. Outrossim, é importante expor a realidade a qual estes povos vivem através de ONGs (Organizações Não Governamentais) sociais, dando enfoque à defesa das causas indígenas e à expansão dos ideais humanitários, alcançando uma esfera social ainda mais ativa e que vise cada vez mais em melhorias para a causa.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do texto, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200