Os povos indígenas e o Brasil atual - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 05/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como todos nós sabemos , ou deveríamos saber, (Evite primeira pessoa) os povos indígenas, no Brasil, foram e são, (Sem vírgula) de extrema importância, e, (Sem vírgula) não valorizar e garantir os seus direitos, (Sem vírgula) é ir contra a nossa (Sem ideia de primeira pessoa) história. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)                                                                 

Graças aos indígenas, o povo Brasileiro que conhecemos (Sem primeira pessoa) hoje e, sua cultura, formou-se, com a mistura das raças, (Problemas na construção de sentido) dos colonizadores, imigrantes, mesmo que, infelizmente, na maioria dos casos, (Sem vírgula) não tenha sido por vontade própria. Eles também, (Sem vírgula) preservam, diferente de nós, a natureza, justamente por serem muito próximos dela (Reformule essa ideia). Vemos (Sem primeira pessoa) hoje que, (Sem vírgula) os direitos deles, (Sem vírgula) estão sendo esquecidos e desrespeitados, como a demarcação de terras, muitos acabam até morrendo, por doenças, pelo contato com outro povo, ou sendo mortos, por invasões em seus territórios. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)                                         

Devemos (Sem primeira pessoa), então, respeitá-los, (Sem vírgula) por serem responsáveis pela nossa (Sem ideia de primeira pessoa) formação, para assim, garantir os seus direitos, que todo povo, (Sem vírgula) necessita e merece. (Apresente a proposta de intervenção)                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser elaboradas de acordo com a proposta do texto. Delimite e articule mais as ideias apresentadas. Por fim, não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     190


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200