Primeiros Povos - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 04/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Antes da chegada dos europeus ao Brasil, (Sem vírgula) os povos indígenas já habitavam e cultivavam as terras brasileiras, com a vinda dos portugueses em 1500 emergiu uma grande luta pela igualdade entre indígenas e ``brancos``,  (Sem vírgula) presente até hoje em nossa (Sem ideia de primeira pessoa) sociedade. (Reformule as discussões e apresente a tese)

Vale ressaltar os alimentos, os artesanatos e ervas medicinais presentes em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano são advindas do trabalho, do plantio e dos cuidados de tribos indígenas, as quais merecem reconhecimento e agradecimento pois além de contribuir para formação de nossa (Sem ideia de primeira pessoa) cultura a torna mais diversificada. Também são merecedores de destaque pela belíssima conservação do meio ambiente e notável influência do tupi guarani na língua portuguesa. (Evite esse tipo de construção. Reformule as ideias apresentadas)

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 801.156 pessoas são indígenas no Brasil (Vírgula) e para ajudar no cumprimento da lei que assegura direito a esses indivíduos estabelecidos pela Constituição de 1988 foi criado a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que fiscaliza direitos à saúde, educação, terras e protege as tradições de sua cultura, mesmo assim atualmente esses povos não gozam de seus benefícios, principalmente de terras (Vírgula) ocasionando reivindicações pacíficas e não pacíficas (Vírgula) a qual resulta em morte de muitas pessoas. (Reestruture as discussões, pois estão superficiais)

Referente aos argumentos expostos deve-se intensificar o reconhecimento dessas tribos com palestras sobre sua história, seu cotidiano, seus costumes e desafios enfrentados no mundo contemporâneo, realizadas em escolas e universidades. Outra medida que poderia ser tomada seria a agilidade pelo Ministério da Justiça na posse de terras, dessa forma viabilizando melhores condições de vida e garantindo benefícios que são determinados por lei. (Abordagem superficial da proposta de intervenção. Reestruture)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam estar mais delimitadas e mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitara sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200