Valor a Cultura! - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 04/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De forma geral, quando proferimos (Sem vírgula) a expressão ´´Povos Indígenas´´ logo vem o pensamento de cultura brasileira. Muito se sabe que no Brasil a população Indígena sofre com invasões de terras e falta de reconhecimento. A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas vai além de sobressaltar leis que os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) têm garantidas, mas assegurar que as mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) sejam devidamente aplicadas. (Reestruture as discussões inciais. Melhore a construção de sentido)

Preservar a população Indígena no Brasil, (Sem vírgula) faz com que, (Sem vírgula) não deixe morrer a cultura brasileira. Presentes desde o primórdio (Evite expressões clichês) do Brasil, possuem direitos que garantem seu espaço nas áreas em que habitam. Se por um lado se fala muito em preservação e conservação de terras indígenas (Vírgula) por outro vê-se o progresso do desenvolvimento chegar cada vez mais rápido. Conciliar a preservação e o desenvolvimento causa conflitos por parte da população urbana e os povos indígenas, deixando o Estado em uma situação embaraçosa. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões)

Regularizar e registrar terras ocupadas pelas nações indígenas (Reformule essa ideia), promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e reduzir possíveis impactos ambientais promovidos por agentes externos em suas terras garantem aos povos indígenas direitos que permitem mostrar a devida importância voltada a quem é um símbolo no Brasil. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio),órgão criado pelo Governo para garantir de forma justa os direitos dos Índios no Brasil, vem desenvolvendo um trabalho de acompanhamento e garantindo um acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania indígena. (Abordagem superficial das discussões. Reestruture as ideias)

Em suma, é de extrema importância valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas (Use sinônimos)(Sem vírgula) que ao manterem a tradição, garantem o patriotismo no país. Pois eles são o símbolo de cultura para a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) nação, além de manterem a preservação ambiental do espaço onde habitam. (Reformule as discussões e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas para evitar um desenvolvimento superficial. Elabore um projeto de texto capaz de promover a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200