Dizimação dos povos indígenas brasileiros - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 03/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição de 1988, são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, crenças e tradições, direitos sobre suas terras e proteção de todos os seus bens. Entretanto, os direitos indígenas conquistados na Constituição não têm sido garantidos , e dessa forma, (Sem vírgula) colaborado para a redução da população de índios no Brasil. Sendo assim, cabe analisarmos (Sem primeira pessoa) os fatores que favorecem esse quadro. (Discussão superficial. Reestruture e apresente a tese)

Primordialmente, convém ressaltar que a falta de proteção de leis indígenas (Reformule esse termo) colabora para a invasão de suas terras. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil fracassa em proteger os direitos dos seus povos indígenas, pois é nítido que o número de invasões aumentou consideravelmente. E inaceitável que em um país proclamador de tantos direitos tenha permitido que o fracasso do Estado em a (?) chegado ser motivo de preocupação da Oganização das Nações Unidas. (Problemas na construção de sentido. Reformule as discussões. Evite um desenvolvimento limitado)

 

 

 

 

Além disso, sem a proteção das terras desses povos, consequentemente ocasionará a perda de sua cultura. No dizer do indianista Orlando villa Boas, (Dois pontos) "o índio só pode sobreviver dentro da sua própria cultura " (Reformule essa construção) .De maneira análoga ,ao analisar esse pensamento ,percebe-se que a desocupação dos índios de suas terras levar à perda de suas tradições, pois sua cultura entrará em extinção (Ideia abordada de modo superficial). É inadmissível que o Estado permita a existência da dizimação indígena, principalmente por essa representar a origem brasileira. 

 

 

 

 

Sendo assim, torna-se necessário que a Funai -órgão responsável por manter os direitos e bem-estar indígena, em parceria com o Govern Federal, promova diariamente a identificação e demarcação das terras indígenas, aliada com punição mais rigorosa aos invasores, através de estudos e averiguação das terras ocupadas ilegalmente, com ajuda de denúncias e investimentos do Estado. Dessa forma, será garantida a proteção das terras e cultura dos índios, obtendo assim sua permanência. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas. Garanta a progressão de ideias por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200