A importância de valorizar e garantir os direitos dos indígenas no Brasil - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 02/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um país multicultural ,ou seja, é um país com diversa culturas , desde os tempos que os europeus chegaram. Por essa razão é importante termos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) um governo que garanta os direitos de todas as pessoas , mesmo com suas diferentes culturas, etnias, religiões e classes sociais, todas têm seus direitos e deveres como cidadãos. (Explore mais as discussões. Apresente a tese que será retomada ao longo do texto)

Atualmente no Brasil vivem 896.917 indígenas, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país (Apresente a fonte desse dado).De acordo com a Constituição os indígenas têm direito à diferença,isto é: de serem índios e permanecerem como tal indefinidamente (Vírgula) e também tem direito à terra, ou seja, eles têm posse permanente da terra que ocupam e só eles podem usufruir dela. A LEI N° 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 garante a proteção de seus direitos. (As discussões estão dispersas. Reestruture e delimite as ideias)

Os índios não devem ser lembrados apenas no dia 19 de abril, mas sempre deve ser contado sobre sua importância na colonização brasileira (Como assim?), seja nas escolas, nas faculdades ou até mesmo na televisão, é relevante falar, prezar e respeitar as diferenças e lutar através de ações sociais pelos direitos de todos. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, por isso precisam ser mais elaboradas Delimite as ideias que serão abordadas ao longo do texto, pois isso ajudará a garantir a progressão de sentido.Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200