Índios: brasileiros não reconhecidos - Banco de redações


A importância de valorizar e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 02/05/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O século é XXI, mas ainda há uma grande falha na valorização do povo indígena (Use plural) e na garantia dos seus direitos. No Brasil, os direitos dos índios são muito desrespeitados com a tomada de terras demarcadas e cedidas a este grupo étnico (Use plural) por produtores rurais e pecuaristas, esteriótipos que denigrem a imagem do índio e também com a apropriação cultural de forma indevida, por exemplo, quando no carnaval os foliões resolvem se "fantasiar de índio". (Delimite as discussões e apresente a tese)

Vale salientar que as informações sobre os grupos indígenas no Brasil são extremamente escassas, na grade comum curricular instalada nas escolas públicas os índios são basicamente citados em matérias como o Quinhentismo e Descobrimento do Brasil, falando somente dos índios em seu passado, não abordando este grupo na atualidade, fazendo com que se crie visões baseadas em esteriótipos. No dia do índio, é comum que nas escolas de ensino fundamental que os professores adornem as crianças com cocares e pinturas que remetam aos indígenas, mas sem mostrar toda a diversidade que há na cultura dos índios, o que gera a desinformação e o preconceito. (Delimite as discussões e explore mais os argumentos)

É fundamental dizer que a desvalorização dos povos indígenas está na exclusão na sociedade. Raramente se vê uma grande quantidade de indígenas na faculdade ou em ascensão social, pois poucas são as oportunidades para pessoas deste grupo étnico. Há uma grande falta de unidades básicas de saúde que ofereçam serviços como a vacinação e exames preventivos, a educação também é muito negligenciada, tendo altas taxas de analfabetismo nas aldeias, principalmente naquelas de difícil acesso onde os meios de transporte não conseguem chegar. Saúde, educação e transportes são direitos humanos, (Sem vírgula) que são negligenciados aos índios, que mesmo aparentando ter uma nacionalidade diferente continuam sendo cidadãos brasileiros. (Discussões superficiais. Reestruture)

Diante disso é preciso que se criem medidas para que os povos indígenas sejam valorizados num país onde no qual foram massacrados com o genocídio, a escravidão e a tomada de terras feitos no período do descobrimento do Brasil. Visto que os estudantes pouco sabem sobre as tribos atuais e seus modos  deveriam ser feitos seminários, aplicando também matérias relacionadas a tribos indígenas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É importante também que as leis que protejam os índios sejam mais funcionais, impedindo que produtores rurais e pecuaristas se apropriem de terras demarcadas pela Funai. Assim, com estas pequenas medidas os povos indígenas poderiam ter um respeito maior e teriam sua cidadania reconhecida, como realmente deve ser. (Proposta superficial. Reestruture)



  

 

 

 

Comentários do corretor


Reveja pronomes relativos para evitar o "queísmo" no texto. Delimite e reestruture as discussões, de modo a garantir a progressão de sentido no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200