Criminalidade juvenil - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 27/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

20 anos. Desempregado. Morador de rua. Essa é a imagem que o Brasil tem de Sandro Barbosa do Nascimento, responsável por manter alguns reféns no ônibus da linha 174, em 2000, o que resultou em um desfecho trágico (Reestruture essa ideia). Atualmente, porém, parece que nada mudou. A princípio, é importante analisar as causas da criminalidade juvenil antes de simplesmente combater suas consequências. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Primeiramente, nota - se que a questão dos sem-teto precisa ser levantada. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, em pesquisa realizada entre 2007 e 2008, as principais razões para as pessoas irem para as ruas são problemas com drogas, desemprego e conflitos na família. Sabe - se que os moradores de rua estão muito expostos ao uso de drogas e à a violência e, em muitos casos, refletem essa criminalidade. (Reestruture as discussões. Delimite e explore os argumentos)

Entretanto, cabe ressaltar que o abandono escolar também está ligado a essa temática. É inegável que a educação oferece um futuro seguro e duradouro, porém a longo prazo. O tráfico de substâncias ilícitas é, contudo, uma alternativa mais rápida e fácil de ter uma situação econômica estável. Nesse contexto, segundo dado divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o tráfico de drogas é responsável por 24% dos crimes cometidos por adolescentes no país. 

Ademais, é necessário colocar em pauta a redução da maioridade penal e suas possíveis falhas jurídicas (Aborde mais essa ideia). Obviamente, se o adolescente entre 12 e 18 anos não pode ser preso, este reconhece sua inimputabilidade e passa a ter propensão à cometer mais infrações. Não é à toa que (Evite esse tipo de construção), no ano passado, o Datafolha mostrou que 84% da população brasileira é a favor da menoridade penal.

Nessa perspectiva, os motivos que levam a números cada vez mais elevados do crime na juventude nacional precisam ser explicitados. Faz - se necessário repensar e reforçar junto ao Ministério e a Defensoria Pública as medidas a serem tomadas com os infratores dessa faixa etária. A longo prazo, no entanto, deve - se exigir aos governos estaduais investimentos na educação pública e propostas jurídicas para reintegrar os moradores de rua na sociedade. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As abordagens são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200