- Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 26/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que, (Sem vírgula) a criminalidade vem crescendo gradativamente em grandes centros urbanos no Brasil, envolvendo um aumento da participação dos jovens ao no mundo do crime. Dentre tantos fatores, as evidências dessa realidade são consequência da proliferação de drogas e a ausência de programas governamentais para o atendimento dos menores. (Reestruture as discussões iniciais)

Observa-se que, (Sem vírgula) os adolescentes são alvos preferencial preferenciais dos traficantes (Muito geral. Reestruture essa ideia), é na passagem da infância para a adolescência que surgem pressão entre grupos de amigos, a curiosidade e a busca da autoestima - o uso das substâncias químicas (Vírgula) além de provocar dependência, causa envolvimento dos usuários com a violência, tendo que cometer atos ilícitos para sustentar seu vício. (Abordagem do tema por meio de discussões superficiais. Reestruture as ideias)

Além disso, as escolas não possuem estruturas suficientes para suprir diversas necessidades de uma boa educação com qualidade. Falta curso de capacitação e implementação dos programas voltados para a cidadania, são raros os estabelecimentos de ensino que desenvolvam ações culturais, esportivas e artísticas, portanto, existe a carência de conteúdos para expandir o horizonte dos alunos. (As discussões são pertinentes, mas as ideias apresentadas nesse parágrafo precisam ser reestruturadas e mais exploradas)

Como se vê, podemos (Evite primeira pessoa) constatar vários problemas que influenciam os acontecimentos dos delitos (Essa discussão precisa ser mais abordada ao longo do texto). Mas nem por isso devemos desanimar da perspectiva de soluções. Desta forma (Vírgula) podemos (Evite primeira pessoa) exigir maiores investimentos em projetos educacionais modernos, clínicas de reabilitação para os dependentes, enfim, medidas essenciais para ajudar os jovens a saírem da delinquência. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas ao longo do texto para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200