As causas e intervenções da criminalidade entre os jovens - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 19/01/2019

Status:

Corrigida
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Desde o Iluminismo, (Sem vírgula) entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, no Brasil, quando se observa a criminalidade entre os jovens, hodiernamente (Evite expressões clichês), verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática (Vírgula) e a problemática insiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelas dificuldades enfrentadas financeiramente como a precariedade das escolas públicas.

É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade (Em caso de citação, use aspas). De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, os problemas financeiros enfrentados por diversas famílias rompem essa harmonia, visto que muitos jovens recorrem a vida no crime por conta de tais adversidades. (Discussões pertinentes, porém precisam ser mais exploradas)

Outrossim, destaca-se os infortúnios vividos pelas escolas públicas como impulsionador do problema. De acordo com Émile Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que, por conta de boa parte da sociedade viverem tais reveses, muitos optam pela fuga de tais circunstâncias. (Delimite e explore mais as discussões)

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que acarretem em um mundo melhor. Destarte, a Receita Federal deve, em conjunto com o Ministério da Fazenda, diminuir o alto valor cobrado através de impostos, promovendo assim a melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras (Reestruture essa ideia). Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo (Em caso de citação, use aspas). Logo o Ministério da Educação (MEC) deve instruir, nas escolas, palestras ministradas por profissionais, (Sem vírgula) que discutem o combate à criminalidade entre os jovens no país, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão. 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200