Criminalidade entre jovens reflexo de um sistema educacional defasado - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 19/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indubitável que a educação influencia diretamente na formação social de um indivíduo. De modo que, (Sem vírgula) o defasado cenário educacional brasileiro é a raiz de inúmeras problemáticas, dentre elas, o alto número de criminalidade entre jovens. A desigualdade social e uma série de problemas negligenciados pelo governo são fatores empíricos que resultam nesta realidade. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução)

O documentário “Pro dia nascer feliz”, (Sem vírgula) apresenta um contraste entre o sistema educacional público e privado, também acompanha a rotina escolar e problemas enfrentados por alunos de baixa e alta renda. Desta maneira, fica claro ao telespectador como o âmbito socioeconômico afeta a vida de um jovem, já que, dentre os relatos de professores, aqueles que possuíam alunos de baixa renda esboçavam preocupação com um provável ingresso destes no mundo do crime. Isto porque, (Sem vírgula) não há meritocracia quando a qualidade de ensino não é o mesma, este é um fator que implica na desistência escolar de jovens com pouco poder aquisitivo, por acreditarem não possuir as mesmas oportunidades de alunos financeiramente estáveis. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e explore mais os argumentos)

Portanto, tornasse  torna-se nítido que a evasão escolar se deve (Vírgula) entre outros motivos, com a necessidade financeira de um sujeito, que por vezes opta pelo tráfico de drogas, por exemplo. A desvalorização do professor também está diretamente ligado à estas desistências, pois, (Sem vírgula) o corpo docente não é estimulado a reinventar-se e adquirir novos métodos. A problemática não é solucionada porque (Vírgula) como diria Pierre Bourdieu, em sua teoria Habitus, esta realidade já foi incorporada pela sociedade, ou seja, um problema naturalizado. (Como as ideias apresentadas se relacionam? Reestruture)

Por conseguinte, é necessário que o Governo Federal encare a evasão escolar como um sério problema, que resulta em outras discussões como a segurança pública, se há uma alta taxa de jovens na criminalidade é porque estes não estão na escola, não possuíram as mesmas oportunidades daqueles que são privilegiados, e os professores não possuem um bom salário. Cabe ao Ministério da Educação (MEC), através de medidas socioeducativas, educar para a complexidade, como defende Edgar Morin (Vírgula) para que assim o indivíduo compreenda e conquiste o mundo. É inadmissível um sistema de ensino tão desigual (Evite esse tipo de construção), a meritocracia precisa existir de fato, não apenas em discursos. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200