Reféns de um Estado - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 15/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A criminalidade dos jovens no Brasil, nos dias de hoje (Vírgula) é muito grande (Vírgula) sendo uma das maiores do mundo (Apresente os dados). Diante disso há a necessidade de uma mudança tanto no âmbito da segurança quanto da escola. É de extrema importância, imprescindível e viável. (Reformule as discussões apresentadas)

A escola (Vírgula) junto com a comunidade (Vírgula) se torna aliada para que o número da evasão escolar diminua, e assim diminua a criminalidade entre os jovens. (Não compreende a estrutura do texto)

Além disso (Vírgula) o Estado é responsável pela segurança (Vírgula) pois está em sua (Cuidado com a ambiguidade) Constituição o direito a ela, contudo é o que está em falta nas comunidades em que os jovens ficam à mercê da violência e da criminalidade (Reestruture essa ideia). Estudos mostram que jovens envolvidos em crimes, (Sem vírgula) não eram de famílias violentas e que seu envolvimento foi a partir de seu desvio da escola. Nesse contexto (Vírgula) no momento em que a escola se torna atrativa, e que seus educadores estejam preparados, com uma sala de quantidade adequada de alunos, a atenção será melhor e suficiente, diminuindo a evasão. (Abordagem superficial do tema. Delimite e explore mais as discussões) 

Outro ponto importante para que se tenha uma mudança significativa nos parâmetros atuais, seria a escola mais perto da comunidade, abrindo suas portas durante os finais de semana, podendo ocorrer palestras, teatros, que envolvam os próprios jovens, trazendo-os para perto e vice-versa (Reestruture essa construção). Mudando a visão de que a escola é chata (Evite esse tipo de construção), sem importância, pois quando o educando se afasta da escola, a escola do crime estará pronta para o acolher. Evitando que o jovem se afaste da escola o tornará um cidadão de bem, com seus ideais e suas perspectivas mudam (Problemas na construção de sentido)(Discussões superficiais)

Os jovens são o futuro de uma nação, todavia o poder não se preocupa suficientemente, há uma necessidade grande de um olhar maior nesse importante ciclo de vida, para que se tornem pessoas dignas e não reféns de um Estado. (Desenvolva a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


Algumas das discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser reestruturadas. Além disso, explore mais os argumentos apresentados para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200