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A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 14/01/2019

Status:

Corrigida
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A criminalidade entre jovens no Brasil está muito longe de acabar. Enquanto a polícia for despreparada, opressora e seletiva. A justiça for morosa e os governos negligentes tudo continuará do jeito que está com perigo de piorar. (Reestruture a construção sintática) Os delinquentes pobres são tratados como criminosos (Reveja o sentido). Fazem o que bem querem com eles. Já os ricos são tratados com cortesia das autoridades. Em 1987, um estudante de direito, baiano, pobre e negro roubou um livro em uma livraria famosa. O dono chamou a polícia, e sem processo nem condenação conduziu o delinquente ao presídio da Mata Escura em Salvador. Mesmo, (Sem vírgula) ele tendo devolvido o livro e pedido desculpas. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

O Caso teve uma grande repercussão da imprensa e sociedade, e a OAB da Bahia entrou no caso e deixou o jovem em liberdade. Esse jovem teve ajuda, saiu de cabeça erguida seguiu seus estudos e hoje, (Sem vírgula) é um grande defensor público das minorias. Mas, (Sem vírgula) quantos jovens nas mesmas condições cometem pequenos delitos e são amparados? Quantos? A sociedade é perversa! (Evite esse tipo de construção) Uma falta de compaixão pode estragar a vida de um jovem pra sempre. É preciso um novo olhar. Eles precisam de ajuda e não de críticas. Dentro de cada um existe o bem e o mal, cabe a cada um alimentar o bem para o mal não prevalecer. (Reveja o desenvolvimento. Reestruture as discussões)

A violência que hoje, (Sem vírgula) assola o país é fruto do modelo de sociedade errada, que se criou no Brasil. E isso não tem nada a ver com falta de educação. É a falta de princípios, de exemplos e de estima. Quando a maioria da população era analfabeta o povo era menos violento e mais respeitoso. O número de presos é alarmante (Vírgula) e mesmo assim, (Sem vírgula) a violência não cessa. Agora, o novo governo quer liberar arma de fogo. Quem irá morrer? O rico? A polícia pode abater qualquer um? O dever da policia é servir e proteger! E não abater. Matar é crime. (Evite discussões superficiais)

A resposta para o presente está no passado. O governo deve oferecer oportunidades para esses jovens, (Sem vírgula) e os pais devem cobrar responsabilidade, obediência e respeito. Em casa e na rua. Nos anos 60,70 e 80 os filhos tinham limites. É isso o que falta hoje. Esses jovens são frutos de uma sociedade machista, preconceituosa e injustas. Tem que transformar a sociedade. A violência não se combate com armas, é com livros que se muda o mundo. O governo deve ouvir e valorizar os professores, só eles podem com educação e planejamento fazer a transformação destes jovens, (Sem vírgula) que estão transformados em carrascos e vitimas de si mesmos. Não existe problema sem solução, mas, (Sem vírgula) só existe solução com educação. A educação não deve ser considerada custo e sim um investimento lucrativo para o progresso e a paz de uma nação. (Reformule a proposta de intervenção)

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Comentários do corretor


As discussões estão superficiais. Reformule as ideias e reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200