Educação Doméstica - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 12/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quem cuidará das crianças? (Evite esse tipo de construção) Tempos modernos! Nos anos 60,70 e 80 havia no Brasil muita pobreza, famílias com até 10 filhos não era difícil de encontrar. O analfabetismo assolava no país, feliz era quem conseguia concluir o primário. Já era considerado quase um doutor. E, no entanto, o número de delinquentes infanto-juvenil era muito baixo ou nem existia, no máximo uma briga de rua (Evite esse tipo de construção), onde não havia mortos, só lesões leves. Assalto? Não existia, às vezes roubavam uma galinha e outra uma roupa no varal. (Reveja as discussões apresentadas. Apresente a tese e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

Era tempo de paz! Existia respeito, amor, compaixão e civilidade. Uma mãe sozinha tomava conta de dez filhos e nenhum desviava do caminho do bem. A pobreza era total, a fome também, quando chegava à adolescência iam trabalhar no que achavam, geralmente as mulheres nas casas de famílias, fazendo serviços domésticos e os homens trabalhavam nas lavouras, na construção, nas olarias, no mar pescando, nas usinas de cana de açúcar, engenhos e fazendas. E ganhavam tão pouco ou quase nada. Era tempo de escravidão. (Evite esse tipo de construção. Reveja a estrutura do texto)

Mesmo muito pobres, por vezes, escravizados e ignorados, cada um só queria ser uma pessoa honrada (Evite esse tipo de construção). E assim esse ciclo se repetia de geração em geração. Mas, (Sem vírgula) ladrão, assassino, estuprador e violência não havia (Reveja esse tipo de informação). E o povo ignorante e analfabetos de pai e mãe era um povo civilizado. Viviam quase, (Sem vírgula) que por instintos primitivos, aguentado pacificamente a sina que Deus lhe deu. Era um tempo sem medo, sem muros, sem grades e sem cercas elétricas. E todo mundo era feliz. (Reveja as informações apresentadas)

Hoje, tudo o que acontece de ruim nesse país a culpa é da educação! Mas, que educação? Hoje tem escolas, professores brilhantes, livros, fardas e merendas, e o menino só tem que aprender para ser alguém melhor. Hoje tem shopping, cinema, lazer, televisão, rádio, celular, internet e a violência é o que assola o país. E o aluno com tudo isso só tem que estudar e vencer na vida. Mas alguns desviam seus caminhos e se tornam criminosos e apavoram a sociedade. E a culpa é do governo? Do professor? Da escola e do mundo! Menos dele. E todo mundo de norte a sul vai dizer é culpa da educação. É verdade mesmo, para resolver esse problema de violência e criminalidade entre jovens só é preciso uma coisa, educação doméstica! É a solução. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto e reformule as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200