A criminalidade fraca e resolvida - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 11/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A criminalidade não ocorre apenas no Brasil, no entanto os índices aqui são terríveis (Evite esse tipo de construção), por exemplo, homicídio é o pior de todos os crimes (Vírgua) pois o maior bem é a vida (Evite esse tipo de construção), (Sem vírgula) e (Vírgula) contudo, morrem mais pessoas aqui do que nos países em guerra, portanto os caminhos para combater a criminalidade são penas,  se não forem mais pesadas , ao menos sejam cumpridas, porque toda a criminalidade hodierna, sem dúvidas, é fruto da impunidade. (Reformule o parágrafo de introdução)

No que se refere aos dados apenas dos homicídios de policiais, (Sem vírgula) temos (Evite primeira pessoa) no ano de 2018 (Vírgula) mais de 104 policiais mortos só no Rio de Janeiro, então nota-se a situação caótica, a partir do momento em que aqueles que tem a função de evitar o crime estão sendo vítimas dele (Reveja como as ideias se relacionam com o tema). Que se dirá então da população frágil? Com isso, além das leis rígidas é preciso também de uma população independente e forte. Aliás, no que tange as leis, como diz um dos maiores juristas brasileiros, Miguel Reale (Em caso de citação, use aspas), não é o nível da pena que evita o crime, mas a certeza de que a lei será cumprida. (Reformule as dicussões) 

O que acontece na verdade é que no Brasil a impunidade anda livre pelas praças e grita viva, pois as leis que deveriam punir os criminosos tem dado carta de alforria , habeas corpus para indivíduos que se aproveitam cada vez mais. O crime no Brasil compensa e isso se tornou proveitoso para os bandidos (Evite esse tipo de construção). Um exemplo dessas leis é a lei do "bolsa bandido" mais conhecido como auxilio reclusão, o indivíduo vai preso e a família ainda tem direito a "pensão", talvez seja por isso que tantos criminosos tem smartphones na cadeia melhores que muitos cidadãos trabalhadores. (Desenvolvimento superficial. Reformule as ideias apresentadas)

Outros fatores são as visitas íntimas, as atenuantes, semiaberto , saídas nos feriados. Quer dizer (Evite esse tipo de construção), o presídio deixou de ser um lugar de punição do estado para se tornar um clube. Esses são apenas alguns direitos de uma infinidade de outros. (Como essas ideias se relacionam? Reformule)

Por tudo que foi exposto da situação de criminalidade do Brasil (As discussões precisam ser reestruturadas), fica evidente que é preciso solucionar os problemas da impunidade com leis no mínimo sérias, quem quer ver o pai no dia dos pais que não seja patricida (?) como Suzana Von Ristoff e que a justiça  além de mudar as leis e acabar com a impunidade possa garantir nas cadeias que os bandidos não usem celulares de tipo nenhum (Como assim? Reformule essa discussão). Ademais, que o ministério da segurança garanta a população o porte de armas com todos os cuidados e cursos necessários, pois uma lei forte e uma população forte é uma criminalidade fraca e resolvida. (Reformule as ideias. Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Muitas das discussões apresentadas no texto precisam ser reestruturadas. Reformule. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200