Caminhos Tortuosos - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 07/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A participação de jovens em crimes praticados no Brasil vem crescendo assustadoramente, conforme o anuário divulgado no final de 2017 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Para resolver esse problema, o Governo deverá atuar em três áreas: esporte, profissional e educacional. (Explore mais as ideias no parágrafo de introdução)

A mais importante dessas áreas é a educacional. Estudos revelaram um alto índice de evasão escolar no país. O Estado deverá criar programas para conter essa evasão, como: estimulando o jovem a importância dos estudos; melhorando as estruturas das escolas para tornar o ambiente mais agradável; investindo na formação e no salário dos professores para que esses realizem um bom trabalho. A educação é o caminho mais seguro para afastar os jovens da criminalidade e para prepará-los para o mercado profissional. (Delimite as discussões)

Já na área profissional, o Governo deverá incentivar as empresas a investirem em programas de aprendizagensm de jovens. Esses programas além de permitirem ao jovem uma fonte de renda, permitirá também sua participação ao mercado de trabalho, experiência profissional, maturidade, ocupação, conhecimento e autoconfiança. Características essenciais para proporcionar ao jovem uma oportunidade de ingressar ao mercado de trabalho. (Reestruture e articule mais as ideias)

E por último, e não menos importante, a área esportiva. Muito se sabe sobre os benefícios que o esporte traz para a saúde física (Dê exemplos), mas, além disso, existem também os benefícios na formação do caráter dos jovens. O esporte ensina aos jovens a trabalhar em equipe, a disciplina, o esforço, a determinação, a perder, a ganhar e a competir. Por isso, é outra área que o Estado deverá investir para formar uma juventude com personalidade forte e com muito brio.

Tendo em vista os aspectos observados, a solução para conter e afastar os jovens da criminalidade está no quão eficiente as ações do Governo estarão voltadas no investimento e na conciliação entre essas três áreas, pois assim, (Sem vírgula) permitirá aos jovens que percorram caminhos não tortuosos. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Reformule. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200