Equiparação de direitos - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 04/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2017, um dado proferido pela Organização das Nações Unidas (ONU) delineou o Brasil como o sétimo país com maiores taxas de morte entre jovens. Nessa perspectiva, apesar de recente, tal pesquisa reflete um cenário alicerçado na formação desigual do país, e que, portanto, mostra-se ineficaz em garantir efetivamente as normas necessárias ao desenvolvimento do sujeito. Dessa maneira, diante da marginalização de seus direitos, torna-se inegável à discussão da criminalidade entre os jovens, com o fito de evitar a associação do crime a uma válvula de escape que permita a sua ascensão social. 

Nesse ínterim, à medida em que a desigualdade social atinge camadas específicas no território brasileiro, o jovem tende a perder a qualidade de seus direitos, e consequentemente é exposto a situações de violência. De fato, tal conjuntura relaciona-se à Teoria do Controle Social (Vírgula) proposta pelo sociólogo Travis Hirschi: crimes ocorrem quando os laços sociais que o indivíduo mantém com a sociedade se encontram enfraquecidos ou rompidos (Use aspas em caso de citação). Desse modo, pautada em uma realidade a qual se distancia cada vez mais de modelos que vinculem esforços a êxitos, muitas vezes a realização de atos ilícitos é ocasionada por uma tentativa de equiparar as falhas existentes no meio social do indivíduo.

Paralelo a isso, ao afirmar o tráfico de drogas e o roubo qualificado, (Sem vírgula) como respectivos crimes mais cometidos por adolescentes, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) corrobora um contexto que expressa a vulnerabilidade do indivíduo diante da ausência de emprego, acesso à educação ou qualquer outro meio necessário a sua renda e dignidade humana. Ademais, a ausência de suporte familiar pode indiciar os primeiros sinais de desamparo ao jovem, e subsequentemente suas primeiras tendências ao crime na adolescência – período o qual a pessoa se mostra mais suscetível a influências externas referentes à formação de conceitos sobre si mesmo. 

Diante do exposto, a fim de que a efetivação dos direitos entre os jovens reverta a sua associação a criminalidade, é necessário que o Ministério do Trabalho (MT) em parceria ao Ministério da Educação (MEC) fortaleça a Lei da Aprendizagem nas escolas em áreas de baixas rendas com o intuito de inserir os alunos a funções produtivas, bem como a geração de renda àqueles que habitam situações de vulnerabilidade social. Por fim, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), (Sem vírgula) deve atuar através de profissionais da área, tanto no suporte jurídico e social tanto as famílias em risco, quanto no monitoramento daqueles que cumprem medidas socioeducativas. Poder-se-á, assim, equiparar as oportunidades de desenvolvimento entre os jovens no Brasil. 

Comentários do corretor


Observe que o texto deve ser desenvolvido em até 30 linhas. O texto apresenta discussões excelentes, no entanto elas precisam ser delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200