O jovem e a criminalidade - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 04/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, é assustador as taxas de criminalidade entre os jovens (Reformule a ideia dessa construção). Isso se deve a vários fatores, como a impunidade, estrutura familiar debilitada, evasão escolar e falta de oportunidade. A redução da maioridade penal, assistência social, nova base comum curricular e integração empresa-escola pode ser um grande passo para resolver o problema.

No país, os jovens são penalmente inimputáveis, ou seja, até os dezessete anos podem sofrer apenas medidas protetivas ou socioeducativas quando praticam atos infracionais, o que torna o crime viável a eles. (Abordagem superficial da discussão apresentada)

É fato, também, que os jovens que aderem ao crime são, na maioria das vezes, advindos de famílias de pequeno poder aquisitivo e desestruturadas, o que coopera ainda mais para o adentramento de jovens no crime. (Abordagem superficial da discussão. Explore mais as ideias)

Ainda assim (Reveja) , soma-se a isso a taxa absurda de jovens que evadem, principalmente, do ensino médio para uma sociedade em que faltam oportunidades de trabalho, ainda mais para inexperientes sem estudo. (Problema de desenvolvimento. Explore mais as discussões)

O Estado, portanto, deve aprovar e sancionar a lei que reduz de dezoito para dezesseis anos a maioridade penal, criar um programa de assistência social para dar apoio as famílias mais vulneráveis, homologar a base comum curricular (BNCC) para o ensino médio e criar programas de integração empresa-escola para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Dessa maneira, a vida regrada será a melhor opção, culminando, assim, no afastamento dos jovens do crime. (Reestruture a proposta de intervenção. Desenvolva mais)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas no desenvolvimento precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200