Mudança de atitude e cuidado - Banco de redações


Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enviada em: 23/12/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Do Google à Apple e à Amazon, o truque está em entregar ao usuário informações perfeitamente personalizadas. No entanto, o que está em jogo não é tanto a questão homem X máquina, mas sim a disputa decisão informada X obediência influenciada (Reformule a discussão). Desde que inventaram o capitalismo que as pessoas são influenciadas para o consumo desenfreado no mundo. Agora, essa moléstia moderna chama-se globalização. Questão ética à parte, a verdade é que a plataforma de compartilhamento de informações mais poderosa do mundo ainda não é capaz de selecionar, sem humanos, o que é visto por seus usuários. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução de acordo com o que propõe o tema)

Tudo começa e termina no homem! Quem criou a máquina? Quem a opera? Quem seleciona e distribui as informações? É ele quem usa a máquina? Ou ela que usa o homem? O homem se tornou carrasco e vítima de si mesmo. São vítimas do sistema, (Sem vírgula) que cria todos os sistemas? A mídia, a internet e os governos estão sob o sistema do medo. O medo está operando o mundo. Inventaram a competição, e todos têm que ser o melhor. Tudo hoje é descartável até a vida! Será que a humanidade está caminhando na direção certa? Não basta ter tecnologia é preciso saber usá-la. É preciso transformar a humanidade para melhorar o mundo e suas tecnologias. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)

Youtubers , (Sem vírgula) são é a nova profissão dos sonhos dos brasileiros jovens, lá se encontra de tudo, de maravilhosos professores a o ao mais ignorante e bruto das criaturas. Denúncia, piadas, culinária, moda, maquiagem, tudo o que se procura, se encontra nesse canal, o youtube é o maior canal de diversidade do mundo. O interessante é que, os brasileiros, em sua maioria procuram nesse canal só a baixaria, coisas bizarras, tudo de pior do mundo bomba no Brasil por esse canal. Musicas horríveis, (Sem vírgula) chegam a um milhão de acessos em horas. E músicas lindas de artistas renomados têm pouquíssimos clicks. Às vezes eles também curtem uma( despaciito) sica dos compositores: Luis Rodríguez,Erika Ender e Ramón Ayala (Vírgula) lançada em 2017, que teve mais de 10 bilhões de acessos no mundo. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as discussões)

Logo, fica evidente, (Sem vírgula) que o problema não é dos manipuladores (Vírgula) e sim dos usuários, que cada um mude o seu comportamento e cuide de seus dados. E a qualquer sinal de violação denuncie nos canais dos sites. Que cada um faça sua parte. Com educação, cuidado e gentileza! Essa vigilância deve ser constante. A imprensa divulga a toda hora que todo mundo deve tomar cuidado nas redes sócias sociais, o governo está fazendo sua parte e punindo crimes cibernéticos através da Policia Federal e Ministério Público. Com cuidado e civilidade é possível melhorar o mundo virtual e real. Selecionar sempre e jamais ser selecionado! Tomar sempre um novo caminho com segurança e qualidade. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Observe que o texto tem de se enquadrar no limite de 30 linhas. Além disso, as discussões têm de ser reformuladas, uma vez que não seguem a proposta do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200