Os planos de internet da manipulação. - Banco de redações


Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enviada em: 21/12/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Assim como no filme Matrix, onde em que o computador tem o controle das decisões, de forma que as pessoas vivam em um mundo de ilusão. No mundo atual, quem tem o acesso e dôminio domínio das informações, acabam utilizando-se desses dados para influênciar as decisões das pessoas. Porém (Vírgula) mesmo com a existência de leis que inibem atos desse tipo, como, (Sem vírgula) o Marco Civil da Internet, assinado pela presidente Dilma. Esses atos de manipulação continuam ocorrendo, gerando uma falsa liberdade de escolha e a manipulação dos indivíduos. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Sendo, (Sem vírgula) a falsa liberdade de escolha um problema díficil de identificar, (Sem vírgula) por agir de forma sútil e camuflada. O combate dessa falsa sensação, (Sem vírgula) torna-se quase impossível, o Marco Cívil da Internet, que tem como objetivo impedir que operadoras de dados usem do seu “poder”, para a manipulação, pois essa manipulação ainda pode ser vista, por exemplo, em planos de internet que oferecem pacotes com acesso gratuito e livre de taxas, (Sem vírgula) a determinados aplicativos pré selecionados, fazendo com que esses aplicativos sejam mais acessados, monopolizando o ambiente e o mercado virtual. (Discussões superficiais. Reformule)

Ademais, a manipulação dos índividuos é algo extremamente frequente, sendo observada durante o romantismo, onde os leitores eram influenciados pelo “amor”, que levaram a tomar decisões drásticas e até fatais (Reveja essa ideia). Atualmente, essa manipulação de dá, principalmente (Sem vírgula) pelas redes sociais, podendo-se citar o Facebook, uma rede social (Já mencionado anteriormente), mas também uma grande ferramenta de influência, (Sem vírgula) muito utilizada na disseminação de notícias falsas. Essa influência, (Sem vírgula) acaba levando as pessoas a tomarem decisões erradas, decisões essas que não são o melhor para o indivíduo. (Desenvolvimento superficial. Reformule as ideias apresentadas)

Urge, então (Sem vírgula) a necessidade, (Sem vírgula) que o Ministério Publico fiscalize, através de campanhas de investigação, com o objetivo de identificar empresas que restringem a ampla concorrência virtual, com o objetivo de minimizar a monopolização virtual. Outrossim, o Poder Judiciário deve punir de forma mais rígida, por meio de multas os disseminadores de falsas notícias, para que haja a diminuição na forma de manipulação. (Reveja a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja o tema e delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200