Alegoria Algorítmica - Banco de redações


Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enviada em: 19/12/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2014, um simples quiz denominado de ‘’thisisyourdigitallife’’, acessado por meio do Facebook, influiu à vitória de Donald Trump nas eleições estadunidenses, e 4 anos mais tarde, nos escândalos envolvendo o vazamento de dados dos usuários dessa rede social. Nessa perspectiva, a manipulação de informações através desse meio, (Sem vírgula) consolida à internet não só como uma ferramenta de aquisição ao conhecimento, mas também a torna cada vez mais entrelaçada às decisões pessoais do indivíduo, que pela silenciosa ditadura dos algoritmos, (Sem vírgula) o induz desde um padrão de consumo, até mesmo a formação crítica de opinião associada a seu comportamento. 

Indubitavelmente, a internet, sob o viés da Era dos Algoritmos, assume contornos específicos na vida do usuário, que tende pela praticidade e abrangência desses artifícios tecnológicos, a solucionar problemas de seu cotidiano, já que seus dados se transformam em informações de grande valor às empresas. Dessa maneira, o consumo apresenta-se como fruto de escolhas previamente selecionadas e responsáveis por criar uma falsa sensação de liberdade à pessoa, que é restringida pela presença dos ‘’trending topics’’ ilustrados por publicidades. (Articulação superficial das ideias apresentadas)

Paralelo a isso, o vazamento dos dados oriundos de 87 milhões de perfis do Facebook, sendo 440 mil brasileiros, relaciona-se à inobservância estatal em assegurar os direitos à segurança e privacidade previstos no Marco Civil da Internet (lei 12965/2014), isso porque, (Sem vírgula) o controle ilegal de tais conteúdos incide em ações que tendem a influenciar a formação política e social da sociedade, que por sua vez mantém-se fomentada pela comodidade e falta de verificação na busca de conhecimento. De fato, tal conjuntura, (Sem vírgula) assemelha-se à Alegoria da Caverna proposta pelo filósofo Platão: o homem cômodo, acorrentado à caverna e alimentado somente pelas sombras do mundo exterior refletido na parede seria incapaz de atingir o conhecimento inteligível, isto é, verdadeiro.

Diante do supracitado, para reversão de tal cenário, é necessário a ação colaborativa entre o Ministério Público e o Ministério da Educação no fortalecimento do Projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas (Vírgula) a fim de intensificar a presença de especialistas no espaço escolar os quais expliquem as devidas medidas proteção a serem tomadas na internet, bem como fornecer orientação as famílias no controle desse uso. De mesmo modo, a mídia, com seu caráter socializador, deve desenvolver comerciais televisivos os quais contenham de fragmentos da lei 12965 (Vírgula) ou exemplos cotidianos que instruam a população ao manuseio consciente de seus dados pessoais. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200