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Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 14/12/2018 11:37

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O computador, criado por Alan Turing, tinha como principal finalidade decifrar códigos alemães durante guerras. Posteriormente, conforme as necessidades das épocas, tal máquina passou a desempenhar e ampliar suas funções. Nesse contexto, pode-se afirmar que o uso demasiado da tecnologia no dia a dia do homem corrobora na tentativa de torná-lo obediente às influências digitais.

Em primeira instância, cabe pontuar que a busca pela praticidade e conforto do homem estreitou a relação desse com a tecnologia. Isso passou a ser evidente a partir do século XIX (Vírgula) com a Revolução Industrial, quando a mão de obra passou a ser substituída pelas máquinas. Além da finalidade produtiva, a tecnologia também se destaca no campo da comunicação, uma vez que permite ao indivíduo um maior alcance de suas mensagens e o faz em tempo real, facilitando, portanto, a interação comunicativa dos usuários. Dessa forma, percebe-se a forte presença e necessidade dos aparatos tecnológicos no cotidiano da sociedade. (As discussões precisam ser mais delimitadas e mais exploradas)

Ademais, vale frisar que esse uso exacerbado da tecnologia permite que ela atue nas decisões do homem por meio do sistema de controle de dados que é capaz de ter acesso as preferências dos internautas e, assim, moldar sua forma de pensar. Artistas contemporâneos, como a cantora Pitty, retratam esse cenário na música “Admirável Chip Novo” no seguinte trecho: “Nada é orgânico, é tudo programado e eu achando que tinha me libertado”, evidenciando a falta de liberdade do homem diante da forte interferência digital. Sendo assim, tem-se uma necessidade de amenizar esse intenso contato da máquina com o homem para que esse possa ter o controle de suas decisões e não se tornar submisso às influências digitais. 

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Destarte, é necessário que haja um maior controle no campo virtual para amenizar a forte influência de diversos sites nas decisões do indivíduo. Para isso, faz-se preciso a atuação do Governo Federal para criar medidas de segurança, em parceria com o Ministério da Comunicação, no âmbito de tornar os dados pessoais dos usuários mais preservados, podendo punir judicialmente os infratores em caso de invasão dessas informações. Além disso, as instituições de ensino, como órgão educador, devem elucidar os jovens sobre diversificar os sites que eles costumam acessar para que eles não fiquem restritos a uma só ferramenta, fazendo com que sua visão de mundo se amplie. Feito isso, a invenção engenhosa do Alan Turing será mais benéfica a conjuntura social. (Reveja a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto algumas precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


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