Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Redes Sociais: A manipulação do século

Banco de Redações

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 11/12/2018 14:02

PUBLICIDADE

Nos dias atuais vivemos (Evite primeira pessoa) em um mundo totalmente digital e manipulador. Neste contexto, podemos dizer que estamos perdendo nosso poder crítico de selecionar as melhores informações, pois estamos sendo atacados, minuto após minuto, de informações falsas e manipuladoras, fazendo que com isso aos poucos percamos nossa identidade no mundo das redes sociais. (Discussões superficiais. Reestruture as ideias e reelabore a tese)

Diante disso, as redes sociais, (Sem vírgula) "faceebook", "instagram", "twiter", passaram a ser ferramentas de informações, fato esse que seria totalmente benéfico se não fosse o interesse de uma massa dominante que estar está do outro lado da informação. Isso porque, (Sem vírgula) somos influenciados a acessar as notícias mais lidas,  quando entramos na ferramenta de busca, (Sem vírgula) automaticamente somos direcionados para aquelas notícias, que em tese, são as mais lidas, as mais buscadas, contudo nunca paramos para questionar se realmente essas notícias estão entre as mais buscadas. (Evite primeira pessoa no texto. Reformule as discussões apresentadas, pois estão superficiais)

Partindo desse ponto, indubitavelmente, somos obrigados a acessar as notícias impostas a nós. Nessa ótica, o que dizer das notícias falsas, conhecidas como "fake news", diariamente recebemos informações falsas, (Sem vírgula) que são compartilhadas por milhares de pessoas de forma aleatória. Uma mentira várias fezes  vezes ditas como verdade, se torna uma verdade absoluta aos olhos de quem não sabe filtrar as informações. (Desenvolvimento superficial. Reestruture as discussões)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto em questão, para mostrar a força das redes sociais, sem entrar no mérito da questão filosófica e política de governo, podemos citar a grande vitória de Jair Messias Bolsonário à Presidência da República Federativa do Brasil. Um candidato sem força, sem alianças políticas, que fez uma campanha na maior parte através das redes sociais conseguiu ser eleito. (Discussões abordadas superficialmente nos textos)

Assim sendo, podemos concluir (Redundância) que as redes sociais ao mesmo tempo que se transformaram em uma ferramenta poderosa de informação instantânea, também se transformaram em uma máquina de notícias manipuladoras, falsas e tendenciosas. Portanto, cabe a nós aprender a lidar com essas ferramentas, saber selecionar de forma qualitativa, e com isso não sermos apenas peças de manipulação de uma pequena opinião interessada em propagar apenas informações que lhe interessam. (Reformule as discussões apresentadas. Reestruture a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser mais exploradas de modo a evitar a superficialidade. Além disso, evite primeira pessoa e use sinônimos para retomar ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola