Lente Divergente - Banco de redações


Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enviada em: 10/12/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A velha máxima de Fernando Pessoa (Vírgula) em que ele diz (Dois pontos) "ser homem é ser insatisfeito" (Vírgula) é bastante perceptível ao olharmos (Evite ideia de primeira pessoa) todas as invenções feitas. Roda, imprensa de Guttemberg, até os revolucionários Iphones de Steve Jobs. Nos dias de hoje, porém,a inteligência artificial baseada em códigos binários domina o mundo.Logo,embora tenhamos (Evite primeira pessoa) noção dos algoritmos,além de usufruirmos (Evite ideia de primeira pessoa) do mesmo, ainda somos míopes ao lidar com elas. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de introdução)

De início,vale ressaltar o quão benéfico para nós essa tecnologia é. Mesmo tendo um reconhecimento de recomendações baseadas em nosso histórico de compras ,likes ,joinhas é incrível como o trabalho dos algoritmos impacta inimagináveis esferas da sociedade. Talvez um grande exemplo disso esteja no áudio/visual,quando em uma entrevista um dos responsáveis pelo conteúdo da netflix falou que a serie "Stranger Things" foi baseada em cima das maiores categorias do serviço:crianças,grupos,mistério e suspense. No entanto cabe a recomendação de não ficarmos presos ao senso comum. (Evite primeira pessoa no texto. Além disso, reestruture e explore mais as ideias apresentadas)

Divergente a isso (Vírgula) é necessário lembrar das implicações dessas sequências de código binário. Infelizmente já estamos presos a esse modo de consumir baseado no que já consumimos e gostamos. Assim é de fácil compreensão o êxito das famosas fake news que em diferentes campos nos afeta. Seja na saúde (Vírgula) via o movimento antivacina (Vírgula) ou até em questões políticas como a cambridge analítica que foi decisiva na separação do Reino Unido da União Europeia Brexit e nas últimas eleições americanas vencida por Donald Trump. (Apresenta problemas na construção de sentido. Além disso, as discussões estão superficiais. Reestruture)

Fica evidente, portanto,a inegável força dos algoritmos em nossas vidas seja para o bem ou para o mal. Com a finalidade de minimizar os problemas, tais medidas devem ser tomadas. Para que o indivíduo se torne o super-homem de Nietzsche e largue o senso comum (Ideia não discutida ao longo do texto), o governo através dos Ministérios da Educação e Ministério da Comunicação devem fazer parcerias com a mídia em que propagandas (Vírgula) com o intuito de nos informar (Vírgula) sejam seriam veiculados em pelo menos um comercial em horário nobre. Assim, a insatisfação do poeta dos heterônimos e a nossa poderiam continuar sem a menor preocupação de permanecermos com a nossa miopia. (Evite primeira pessoa. Reformule e explore mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As ideias precisam ser mais delimitadas e mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200